COLUNA SEMANAL: Visita do casal Bolsonaro mostrou que apoio a ele já foi bem maior em RO

A passagem do ex-presidente foi o assunto da semana e a coluna faz a análise desse episódio; juíza Euma Tourinho, vai para cima na busca pela prefeitura da capital; Mariana Carvalho abraça o bolsonarismo e veja muito mais

COLUNA SEMANAL:  Visita do casal Bolsonaro mostrou que apoio a ele já foi bem maior em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​


Casal Bolsonaro

 

E o casal Bolsonaro, Jair e Michele, passaram por Rondônia na última semana. A primeira cidade visitada pela dupla foi Ji-Paraná. Na segunda maior cidade do Estado, o roteiro teve recepção no aeroporto, na quarta-feira(25), no início da tarde, e comício à noite para apoiar o candidato a prefeito do Partido Libera(PL), Afonso Candido e os outros nomes para vereador. O encontro contou com a nata do bolsonarismo em Rondônia, representada pelos senadores Marco Rogério e Jaime Bagatolli. Além do deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL).

 

Afastado pela Justiça

 


Ji-Paraná vive uma situação onde o ‘mito’ tem que escolher entre dois apoiadores seus. Além de Afonso Cândido(foto), o atual prefeito Isau Fonseca(foto) é bolsonarista de carteirinha. Mas o coração pendeu para Afonso Cândido, tanto que no discurso, Bolsonaro não mediu palavras contra Isau, que tem o apoio do Governador Marcos Rocha. “É uma alegria ver todos vocês. Estou aqui para firmar meu compromisso com o nosso futuro prefeito Affonso Cândido. E só não melhoramos, porque fazemos escolhas erradas. Você até pode errar o seu voto no candidato a prefeito, mas votar novamente em uma pessoa que deve para justiça já começa errado. Quem deve tem que ser afastado pela justiça ou, na eleição, por vocês. Ji-Paraná terá uma história diferente com Affonso, prefeito de Ji-Paraná”, declarou  o ex-presidente. As palavras de Bolsonaro pareciam que ele estava fazendo uma leitura dele pŕoprio, pois, está inelegível e tem vários inquéritos correndo na Justiça contra ele. Vai entender! 



Cansaço

A visita de Jair e Michele Bolsonaro a Ji-Paraná mostrou que mesmo no interior de Rondônia, o bolsonarismo já está dando sinais de cansaço. A direita e a extrema direita rondoniense lutaram e muito para mostrar que o apoio ao ex-presidente continua forte nas cidades mais distantes da capital, mas a realidade foi outra. Ao que parece, o bolsonarismo continua tendo a simpatia de uma boa parcela da população, resta saber se em Ji-Paraná ele conseguirá transferir votos para Afonso Candido. Esse será o principal termômetro do bolsonarismo na BR 364.


Tour


O tour dos Bolsonaros por Rondônia passou por todas as cidades ao longo da BR 364, de Ji-Paraná à Porto Velho. Na passagem por Jaru, admiradores do ex-presidente se aglomeraram para saudá-lo. Em Ariquemes, a prefeita Carla Redano(foto), que concorre à reeleição, teve o apoio do ex-presidente. Mas o ponto alto e mais esperado, era o comício dele em Porto Velho, para declarar apoio à candidata a prefeita, Mariana Carvalho.


Porto Velho


Na capital, a avenida Santos Dumond, próximo ao Espaço Alternativo, foi fechada para que Bolsonaro, Michele, Mariana Carvalho e outras figuras que compõem a atual leva de políticos rondonienses pudessem estar perto do ex-presidente. Fontes consultadas pela coluna afirmaram que Bolsonaro não estava nada contente com a quantidade de pessoas que foram prestigiar a passagem dele pela capital rondoniense. Estavam esperando 100 mil e só apareceram 10 mil, disseram.


Só ódio


Durante a fala de Bolsonaro, ele insistiu na mesma retórica de sempre, a de atacar sem nada a oferecer. Uma fórmula já cansada e que não impressiona o portovelhense, que é um eleitor diferenciado dos do interior. Ele não poupou adjetivos pejorativos contra o ex-governador e atual senador Confúcio Moura, dizendo que é petista e que só pensa nele. Outra pérola do discurso de Bolsonaro foi comparar a atual primeira-dama, Janja da Silva, com Michele Bolsonaro. Desnecessário! Mas vindo de Bolsonaro nada espanta!


Bolha


Michele Bolsonaro ao discursar mostrou que, a exemplo do marido, o discurso deles envelheceu e estava ainda mais vazio, sem nada de novo. Ambos se mostraram medíocres nas falas, porém, diziam o que os bolsonaristas gostam de ouvir. Ou seja, falaram para a bolha de apoiadores!


Inelegível


A prefeitável Mariana Carvalho(União Brasil) discursou e enalteceu Bolsonaro, chamando-o de presidente e prometendo que, em 2026, vai para as ruas pedir votos para elegê-lo novamente. Não devem ter avisado à ela, ou devido a emoção do momento, que o ex-presidente está inelegível até 2030 e com poucas chances de reversão. A candidata, ao que parece, abraçou as posições bolsonaristas para garantir a sobrevivência política, resta saber se o eleitor de Porto Velho vai querer abraçá-la enrolada nesse pacote com selo de Jair Bolsonaro. O próximo dia 6 de outubro dará a resposta.

 

Desafio

 

Nessa visita de Bolsonaro à Rondônia, quem está se dando bem é o ex-senador Ernandes Amorim, que lançou um desafio aos rondonienses. Ele disse que daria um carro zero, para quem mostrasse uma obra do ex-presidente em nosso Estado. Como ninguém apareceu para mostrar o que Bolsonaro fez por Rondônia, ele continua sem ter que pagar o carro novo. Ou seja, não precisou mexer no bolso!
 

Guinada Mariana


Mariana Carvalho nasceu no PSDB e abandonou o ninho tucano e foi para o Republicanos, em 2022. De lá, migrou para o União Brasil, onde se ajeitou no, por enquanto, ninho do bolsonarismo. Imagine eleitor o que não deve estar pensando Fernando Henrique Cardoso, José Serra e, se estivessem vivos, Mário Covas e Franco Montoro que fundaram o partido em 1988, com essa guinada conservadora e fora dos ideais tucanos, dada pela ex-grande promessa do partido em Rondônia?

 

Sinal de alerta


A Coluna manteve contato com uma fonte de dentro da campanha de Mariana Carvalho e a informação é de que o sinal de alerta foi aceso com a maior intensidade possível. O motivo são os números da última pesquisa do Instituto Phoenix de Pesquisa, encomendada pela empresa ABC Publicidade e divulgada na quarta-feira, 25. Segundo o levantamento, Mariana Carvalho (União Brasil) tem 50,06% das intenções de voto contra 22,64% do segundo colocado, o ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos). Uma pesquisa mostra o cenário do momento e o momento anda mudando muito rápido nessa eleição. Sendo assim, apesar de estar na frente, os assessores da candidata do prefeito Hildon Chaves começam a perceber que haverá segundo turno e, aí, mora o perigo. Será que ela está preparada para a pressão de um debate? Fica com você, leitor, essa resposta!


Agressiva

 


Quem assumiu uma postura mais agressiva nessa reta final da campanha pela Prefeitura de Porto Velho, indo para o tudo nada, é a candidata juíza Euma Tourinho(foto). O programa de TV está mais agressivo e ela elegeu um alvo: Mariana Carvalho. E parece que está dando resultado. Já se ouve nas rodas de conversas, um ou outro, dizendo que vai votar na juíza. 


Patricinha X Patricinha

 

Mas Euma exagera na dose, quando chama Mariana de Patricinha. Esse termo é designado para mostrar meninas jovens e mimadas, como no filme 'As Patricinhas de Beverly Hills'(foto) que sempre tiveram de tudo do bom e do melhor e são de famílias abastadas. Partindo desse conceito, Euma também pode ser considerada Patricinha, afinal, a família Tourinho já foi uma das mais influentes de Rondônia até os anos 90. O grupo Tourinho era um conjunto de empresas que reunia desde gráfica, jornal a concessionária de veículos. Assim, a juíza ao fazer essa comparação para pegar em Mariana, está também falando dela mesma! Concorda, leitor?

 


E o Léo?

 

 

Nessa briga das patricinhas, quem está sumindo e mostra que já sentiu que o jogo não está mais dando para ele, é o ex-deputado Léo Moraes. A campanha está fria e aquele Léo de outras disputas eleitorais desapareceu. Os motivos são os mais variados. Porém, a questão financeira para concorrer é um grande obstáculo para o candidato do Partido Podemos. Isso são os resultados finais da campanha. Uns caem na real e pensam em quem apoiar no segundo turno e outros preferem queimar todos os cartuchos até o resultado final.

 


Orgulho de RO

 

Saindo da política, vamos parabenizar o médico rondoniense, Cipriano Ferreira Junior. Ele, que é professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Rondônia, foi vencedor do prêmio nacional de dermatologia. Ele foi premiado com a melhor tese de doutorado do Brasil em dermatologia, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ele participou do Programa Conexão Rondoniavivo com o jornalista Ivan Frazão, onde falou sobre a importância dessa premiação para a medicina feita em Rondônia. Assista a conversa aqui.


 

Escultura

 

Quem também esteve no Conexão Rondoniaovivo foi o escultor Cássio Ribeiro. Na entrevista com o jornalista Ivan Frazão, ele apresentou alguns dos trabalhos e explicou como é a arte de fazer esculturas. Uma conversa sobre arte muito interessante. Assista nesse link.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?
Quem você escolheria para substituir Jair Bolsonaro em 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Jose Carlos Calegari

Sociedade Fogas LTDA

Sociedade Fogas LTDA

Marcos Rogerio Tonn

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS