ESCLARECIMENTO: Nota do DNIT sobre condições de segurança da Ponte sobre o Rio Madeira

Confira nota abaixo

ESCLARECIMENTO: Nota do DNIT sobre condições de segurança da Ponte sobre o Rio Madeira

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A divulgação de um vídeo gravado por um morador da região e veiculado na mídia local trouxe à tona preocupações quanto à segurança da Ponte sobre o Rio Madeira, localizada na BR-319, em Porto Velho/RO. As imagens mostraram brechas transversais na ponte, revelando partes dos elementos estruturais inferiores, o que gerou questionamentos sobre a estabilidade da estrutura.
 
Em resposta, a Superintendência do DNIT em Rondônia esclarece que as brechas vistas no vídeo são, na verdade, juntas de dilatação — componentes essenciais das pontes de concreto armado. Estas juntas têm a função de absorver o impacto do tráfego e as variações térmicas, preservando a integridade da estrutura. No entanto, com o passar do tempo, devido ao uso constante e à exposição ao clima, essas juntas podem se desgastar, exigindo substituição.
 
A ponte sobre o Rio Madeira, com 980 metros de extensão, possui 10 juntas de dilatação. De acordo com nossas inspeções mais recentes, 6 estão em condições satisfatórias, 3 apresentam danos pontuais e 1 está totalmente danificada. Mesmo assim, a segurança estrutural da ponte não está comprometida, e não há riscos para os usuários. Embora a travessia pelas juntas possa causar algum desconforto, a estrutura permanece segura.
 
O DNIT, por meio do Programa PROARTE, já iniciou o planejamento para substituir as juntas desgastadas e realizar outras ações de manutenção necessárias para a preservação das pontes rodoviárias federais em Rondônia. A ponte está incluída no próximo lote de manutenção da Unidade Local de Porto Velho, com os levantamentos técnicos e o processamento de dados já em andamento.
 
A Superintendência do DNIT em Rondônia reafirma seu compromisso com a segurança da ponte e assegura que as medidas para as devidas melhorias estão em andamento. Estamos à disposição para fornecer quaisquer esclarecimentos adicionais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS