COLUNA SEMANAL: Estoque baixo de sangue na Fhemeron é motivo de preocupação em RO

Veja também: caso Havan, mosquito Aedes aegypt acende alerta nos setores de saúde do Estado

COLUNA SEMANAL: Estoque baixo de sangue na Fhemeron é motivo de preocupação em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mosquito

O período das chuvas, finalmente, começou em Rondônia e na Amazônia. O calor continua e estamos tendo dias chuvosos e quentes. Esse é o cenário ideal para que o mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, chikungunya e zika, se reproduza e faça as suas vítimas. Só para lembrar, em 2023, essas três doenças registaram em Rondônia, 19.067 casos, dos quais 10.377 confirmados, 514 ainda sob investigação, 8.166 descartados e oito óbitos atribuídos à dengue, segundo dados epidemiológicos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam).

 

Dengue e Cia

 

 

Diante desse quadro, só resta a nós, cidadãos comuns, se prevenir para não ser picado pelo mosquito. Para isso, medidas simples precisam ser adotadas por toda a população. Entre essas estão: manter tampado tonéis, caixas e barris de água; lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda, ou lavá-los uma vez por semana; trocar água dos vasos com plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; acondicionar pneus em locais cobertos; fazer sempre manutenção de piscinas; tampar ralos e colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento. Tente fazer isso para não começar 2024 lutando contra doenças. Sua saúde agradece!

 

Doe Sangue

 

Falando em saúde, a situação do estoque de sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), responsável pela coleta, testagem e distribuição de sangue para todo o Estado, atendendo 100% de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), é preocupante nesse final de ano. Aliás, é preocupante o ano todo. Porém, com a chegada do período de festas, os excessos são cometidos e muita gente sofre acidentes e vai parar nos hospitais e, em muitos casos, são necessárias transfusões de sangue. Com esse quadro, a fundação está pedindo que a população contribua fazendo doação de sangue de qualquer tipo. Os endereços estão disponíveis no Portal da Fhemeron, podendo ser acessados no link https://rondonia.ro.gov.br/fhemeron/institucional/enderecos-da-hemorrede/, e está localizada na Avenida Jorge Teixeira, n° 3.766, Bairro Industrial; contato: (69) 3216-2234. Seu sangue salva vidas! Contribua!

 

Havan

 

Um outro assunto que está caindo no esquecimento, talvez pelas festas de final de ano, é o incêndio na estátua da Havan, em Porto Velho. O que se sabe até o momento, é que o crime foi praticado no último dia 14 de dezembro por duas mulheres. Foram oferecidas recompensas que totalizavam R$ 150 mil, para quem desse pistas que levassem aos incendiários. Porém, até agora não se sabe quem, de fato, praticou o ato de vandalismo. Talvez, depois que passar as festas de final de ano, se cheguem aos autores. Só nos resta aguardar!

 

Revelion

 

Uma grande festa de Revelion está sendo preparada pelo Hotel Fazenda Três Capelas. Vai ter música para todos os gostos; variedade de comidas e muita energia positiva para 2024. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 9 9603 - 7273(André Augusto) e (69) 9 9256-4605 (Flávia).   

 

Feliz 2024

 

A Coluna Semanal vai dar uma pausa e volta no final de janeiro de 2024 com toda força para deixar você muito bem informado sobre os fatos de nosso Estado nas mais diversas áreas. O Rondoniaovivo e a Coluna agradecem o apoio dos internautas que com os seus cliques e opiniões tornam esse espaço ainda mais rico. Feliz 2024 para todos!

 

História

 

Fechando o ano com mais uma foto da Porto Velho de décadas atrás. Dessa vez, a página no Facebook ‘Retratos da História’, do pesquisador Anderson Leno, nos brinda com uma fotografia da entrada do antigo Aeroporto do Caiari, que ficava na avenida Farquar, no centro da capital. No local, hoje existem casas dos oficiais da Aeronáutica.  

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS