MEIO AMBIENTE: MPRO cria núcleo para atuar na defesa da água, do solo e do subsolo

Portaria foi publicada nesta sexta-feira (21) e já está em vigor

MEIO AMBIENTE: MPRO cria núcleo para atuar na defesa da água, do solo e do subsolo

Foto: MPRO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) criou o Núcleo da Água e do Solo (NAS) para auxiliar nas demandas referentes à defesa da água, à garantia do bom aproveitamento de recursos hídricos, dos recursos ambientais do solo e do subsolo. A portaria que institui o NAS foi publicada nesta sexta-feira (21/7) e já está em vigor.
 
 
Conforme o documento assinado pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, o NAS ficará sob responsabilidade do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico (GAEMA).
 
 
O texto também estabelece que entre as competências do NAS estão realizar diagnósticos regionais dos principais problemas e dificuldades relacionadas à proteção e gestão dos recursos hídricos no Estado de Rondônia e ao uso e ocupação do solo e do subsolo; identificar as prioridades específicas da ação institucional, mediante integração e intercâmbio com os órgãos públicos competentes, assim como com entidades não governamentais e dedicadas à pesquisa científica; compilar, sistematizar e analisar a legislação e a jurisprudência sobre a temática, para distribuição às Promotorias de Justiça com atuação na defesa do meio ambiente.
 
 
O Núcleo da Água e do Solo foi criado pensando na necessidade de uma atuação jurídica efetiva no tratamento de conflitos socioambientais decorrentes da exploração das águas, da ocupação de áreas de recarga no entorno de parques, da contaminação e poluição de fontes, do zoneamento de áreas de produção hídrica nos municípios, do rebaixamento dos aquíferos, entre outras questões relacionadas ao uso dos recursos hídricos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS