VEJA: Nasa divulga novas imagens capturadas pelo telescópio James Webb

O satélite capturou fotos de nebulosas, constelações e galáxias

VEJA: Nasa divulga novas imagens capturadas pelo telescópio James Webb

Foto: Reprodução / NASA, ESA, CSA, & STScI

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A imagem do complexo nebuloso de Rho Ophiuchi, capturada pelo Telescópio Espacial James Webb, foi divulgada pela Nasa nesta quarta-feira (13). Localizada na Via Láctea, nossa galáxia, essa região de formação estelar é a mais próxima da Terra. Coincidentemente, a agência espacial dos Estados Unidos celebrou um ano desde a revelação dos primeiros resultados científicos desse telescópio.
 
Lançado em 2021 e iniciando a coleta de dados no ano passado, o telescópio Webb tem revolucionado nossa compreensão do universo primordial, apresentando imagens impressionantes do cosmos.
 
A imagem de Rho Ophiuchi é um exemplo notável disso. Ela retrata uma imensa nebulosa, uma nuvem de gás e poeira interestelar que funciona como um berçário de estrelas. Localizada a aproximadamente 390 anos-luz de distância da Terra, essa nebulosa revela a beleza e a complexidade do nosso cosmos. Vale ressaltar que um ano-luz representa a distância que a luz percorre em um ano, equivalente a cerca de 9,5 trilhões de quilômetros.
 
FOTO: Centenas de gálaxias capturadas pelo James Webb / NASA, ESA, CSA, e STScI
 
É incrível pensar que Rho Ophiuchi tem apenas cerca de um milhão de anos, um breve período de tempo no contexto cósmico.
 
Utilizando sua capacidade de observar através da poeira cósmica, o telescópio Webb desvenda as estrelas jovens em seus estágios iniciais de vida, revelando os primeiros momentos de cada uma delas.
 
As imagens obtidas em março e abril deste ano destacam como os jatos de material emitidos pelas estrelas jovens impactam o gás e a poeira ao redor, iluminando o hidrogênio molecular presente.
 
Desde o início de suas operações, o Webb tem desvendado a existência das primeiras galáxias e buracos negros conhecidos. Ele tem observado galáxias imensas e maduras, notavelmente compactas, repletas de estrelas que se formaram algumas centenas de milhões de anos após o evento do Big Bang, ocorrido há aproximadamente 13,8 bilhões de anos - um tempo muito anterior ao que os cientistas acreditavam ser possível.
 
* Com conteúdo da Reuters, Revista Recreio, Nasa e BBC
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Ano Novo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS