POLÍCIA PENAL: Asspopen esclarece decisão do STF sobre porte de arma em RO

Alteração da Lei 12.993/2014 garante uso de armamento para policiais penais

POLÍCIA PENAL: Asspopen esclarece decisão do STF sobre porte de arma em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O vice-presidente da Associação dos Policiais Penais, Agentes de Segurança Socioeducativos, Profissionais da Saúde e Administrativos do Estado de Rondônia (Asspopen), Nilton Souza, procurou o Rondoniaovivo.
 
Ele quis explicar a posição da associação em relação a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o porte de arma para esses profissionais de segurança.
 
 
 
 
 
A Corte declarou, por maioria de votos em plenário virtual, na última segunda-feira(10), a inconstitucionalidade da Lei Estadual 3.230/2013. Nesse texto do Executivo rondoniense, é autorizado o porte de arma de fogo a integrantes do quadro efetivo de agentes penitenciários estadual.
 
A decisão dos ministros se baseou na competência exclusiva da União para legislar sobre material bélico, conforme jurisprudência consolidada do STF. A Lei Estadual em questão foi considerada inconstitucional por violar a prerrogativa da União em legislar sobre a matéria. 
 
Categoria extinta
 
No entanto, a Asspopen ressalta que a Lei Federal nº 12.993/2014, que alterou o Estatuto do Desarmamento, concedeu o porte de arma de fogo aos policiais penais estaduais e federais.
 
“Assim, diante da declaração de inconstitucionalidade da Lei Estadual nº 3.230/2013, devemos recordar que a Lei no 12.993/2014 alterou o Estatuto do Desarmamento e concedeu o porte de arma de fogo aos policiais penais, que eram os antigos agentes penitenciários estaduais. Essa categoria foi extinta”, explicou Nilton Souza.
 
Dessa forma, a declaração de inconstitucionalidade da Lei Estadual 3.230/2013 não afeta o porte de arma de fogo dos policiais penais, que continua sendo garantido pela legislação federal vigente.
 
“Essas informações já foram esgotadas, o assunto já foi encerrado conforme explicação acima. Que Deus continue nos abençoando nas batalhas diárias”, declarou o presidente da Asspopen.
 
Nilton Souza enfatizou que a polícia penal do Estado de Rondônia trabalha de forma integrada com as Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal no combate à violência no estado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS