Educador da rede pública está em evento online com outros professores brasileiros nas áreas de Física, Química e Biologia
Foto: Físico, professor e pesquisador Maicon Maciel participa de capacitação nacional - Arquivo Pessoal
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O professor da rede pública, de universidades particulares e pesquisador, Maicon Maciel de Araújo, participa desde a segunda-feira (25), da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM).
A capacitação online é realizada pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).
Segundo Maicon Maciel, a Escola Sirius é voltada apenas para professores. O público-alvo são educadores/pesquisadores das áreas de Física, Química e Biologia. Na quarta edição há participantes de vários estados do país, entre eles, Maicon Maciel, que tem mestrado em Física, e é professor da rede pública do Governo do Estado, além de atuar em uma faculdade particular de Porto Velho.
“Sou apaixonado pela pesquisa, ensino e extensão. É a segunda vez este ano que Rondônia é representada em um evento dessa magnitude. Há poucos meses, levamos o Plano Estadual de Educação para discussão e planejamento em um evento internacional chamado de Tech Camp 2022, organizado pela embaixada dos EUA com a Poli-USP”, comemorou Maicon.
Detalhes
A programação conta com aulas expositivas sobre a fonte de luz síncrotron Sirius, que dá nome à escola, incluindo uma introdução à ciência e tecnologia dos aceleradores de partículas, à produção de luz síncrotron, e à interação entre a luz e a matéria e suas aplicações nas diferentes áreas da ciência.
Os professores também participam de visitas virtuais às instalações e são introduzidos às pesquisas de cada Laboratório Nacional (LNLS, LNNano, LNBio, LNBR) bem como ao curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (ILUM) do CNPEM, e assistem a seminários com temas atuais em diferentes áreas em que atuam os pesquisadores do Centro.
A escola é ainda um espaço para discussões entre os professores, potencializando o contato e a troca de experiências e tecnologias com colegas de todo o Brasil.
Maicon Maciel em uma das primeiras aulas da Escola Sírius - Foto: Reprodução de Vídeo
Os participantes se tornam novamente alunos por uma semana em uma experiência de imersão na atmosfera de pesquisa e desenvolvimento de fronteira do CNPEM, com o objetivo de levar ideias da ciência moderna para as salas de aula onde atuam.
Mais que uma iniciativa para dar conhecimento à sociedade sobre as atividades do Sirius e do CNPEM, a ESPEM tem o potencial de ser um ponto de inflexão na formação dos professores participantes e em sua prática dentro e fora da sala de aula.
“Com a divulgação do Rondoniaovivo, isso deve incentivar outros professores pesquisadores regionais e locais a participarem das próximas edições”, disse Maicon Maciel.
Para mais informações sobre o evento só acessar https://pages.cnpem.br/espem/.
Professores de todo o país conhecem um pouco mais do acelerador de partículas Sírius, que está instalado em Campinas (SP) - Foto: Reprodução de Vídeo
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!