PORTO VELHO: Conferência de Saúde mental vai debater demandas da sociedade

Durante o evento também serão escolhidos delegados para a conferência estadual

PORTO VELHO: Conferência de Saúde mental vai debater demandas da sociedade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Porto Velho, que acontece nos dias 11 e 12 deste mês, no auditório da Uniron no Porto Velho Shopping, abordará temas como a garantia de atendimento da atenção psicossocial no SUS, respeito aos direitos humanos, cuidados com a população de rua e enfrentamento à violência e morte de pessoas LGBTI+. O evento também vai escolher delegados para a conferência estadual.
 
Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a conferência será acompanhada por representantes de vários segmentos, inclusive por famílias atendidas pelos serviços de saúde mental. Para estas, é importante conhecer e opinar sobre as políticas de saúde voltadas para o setor.
 
PROPOSTAS
 
Outras pré-conferências já aconteceram nos distritos de Jacy-Paraná, São Carlos e Calama, além de Porto Velho. Nestes locais foram debatidos diversos temas com as comunidades, elaboradas propostas com indicação de delegados para a conferência de Porto Velho.
 
Segundo Rosana Nascimento da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), os encontros na zona rural serviram para levar o tema “cuidados mentais” à discussão entre usuários e prestadores de serviços nas localidades.
 
A expectativa da comissão organizadora é que cerca de 250 pessoas participem da conferência, além das equipes de trabalho e palestrantes.
 
O primeiro tema a ser tratado na conferência será “A política de saúde mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, que será apresentado por Wilma Suely Batista Pereira, doutora em desenvolvimento socioambiental, suicidóloga, coordenadora do observatório de violência, suicídio e políticas públicas – OBSAT e professora titular de ciências jurídicas da Universidade Federal de Rondônia. Outras palestras também serão proferidas na oportunidade.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS