O presidente da Apep - Associação do Polo Empresarial de Porto Velho -, Estênio Junior, esteve esta semana em Guajará Mirim, para discutir formas de contribuir com o setor de fruticultura do município.
Interessado em adquirir matéria prima para a sua indústria de suco e, ao mesmo tempo, valorizar a produção local, Estenio se reuniu com a Marcio Badra, presidente da Associação Comercial e Industrial local e demais membros da diretoria da Associação.
O objetivo, discutir como adequar a produção frutas aos critérios de industrializaçãoda marca de suco Quero Mais no mercado.
Os diretores se propuseram a mapear o segmento de fruticultura e organizar novo encontro, desta vez, com todos os produtores de frutas do município, levando em conta exigências e condições do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA para a comercialização de sucos naturais.
Ainda em Guajará-Mirim, Estênio foi recebido por Nagib Jorge Badra, sócio proprietário da indústria de refrigerantes Parecis, onde estiveram presentes demais diretores da empresa.
Debateu-se a situação econômica do setor industrial do Estado em meio a pandemia e as perspectivas para curto e médio prazo, ocasião em que Nagib se colocou à disposição para ajudar.
Ele sugeriu que se pensasse uma forma de organizar o setor de fruticultura como cadeia produtiva de modo a ter produtos processados durante todo o ano.
Por unanimidade os produtores apontaram a necessidade de implantação de uma agroindústria no município para processar as frutas produzidas na região. A iniciativa deverá ter ainda o apoio da Emater Rondônia e da Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), além da Câmara Municipal de Vereadores de Guaajará-Mirim.