INCÊNDIOS: Ibama afirma que aumentou o número de brigadista para combater fogo em RO

Na capital de RO, são 44 homens em 24 horas de plantão, disponibilizados para atender todo o Estado

INCÊNDIOS: Ibama afirma que aumentou o número de brigadista para combater fogo em RO

Foto: Ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Brasil registrou no último mês de Julho, 15.985 focos de incêndio em todo o país. Isso é o dobro do registrado no mês de junho desse ano. Quando comparado a junho de 2020, é verificado um aumento de 1,14%. 
 
Esse crescimento em focos de incêndios está transformando o país deixando um rastro de destruição, em especial, na região amazônica. A maior parte dessas queimadas ocorrem em áreas de florestas e terras indígenas, que são alvos de madeireiros e grileiros que avançam visando nesses locais, visando apenas o lucro, pouco se importando com o meio ambiente ou com as mudanças climáticas que assolam o mundo, causando destruição e extremos de temperaturas.
 
Mesmo com esse cenário devastador, ambientalistas denunciam que apesar de ter orçamento os órgãos de combate ao fogo não estão contratando o número necessário de pessoas para atuarem nas linhas de frente contra as chamas.
 
MAIS GENTE
 
Um exemplo, é que no dia 22 de junho de 2021, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama, havia contratado apenas 869 brigadistas temporários, pouco mais da metade dos 1.659 autorizados conjuntamente pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Economia para o exercício de 2021. 
 
Essas informações foram obtidas via Lei de Acesso à Informação (LAI) pelo projeto Achados e Perdidos, realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Transparência Brasil e Fiquem Sabendo, com apoio da Fundação Ford, e parceiros com o portal ((o))eco.
 
Em Rondônia, o Ibama informa que, ao contrário de outros estados, ocorreram mais contratações de brigadistas. Segundo o órgão, foram contratados 14 novos brigadistas em relação ao número que havia em 2020, que era de 119 homens atuando no combate ao fogo. Esses profissionais atuam em todo o Estado em pronto emprego no controle de incêndios.
 
O Ibama informou que possuem as brigadas de incêndio estão no assentamento Joana D’arc, em Nova Mamoré, Machadinho do Oeste, Terra Indígena Tenharim Marmelo, em Porto Velho e no município amazonense de Apuí (AM). 
 
Na capital de Rondônia, são 44 homens em 24 horas de plantão, disponibilizados para atender todo o Estado. No caso, eles atuam em conjunto com outros órgãos como o Corpo de Bombeiros, por exemplo. As outras brigadas são formadas, em média, por 15 homens.
 
O Programa Brigadas Federais protege diretamente cerca de 14 milhões de hectares de terras indígenas e 153 mil hectares de territórios quilombolas. Além disso, o Prevfogo também auxilia na proteção de cerca de 19,1 milhões de hectares de Unidades de Conservação (UCs) federais, estaduais e municipais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS