Evento reuniu acadêmicos do Brasil e de Instituições de Ensino Superior internacionais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Faculdade Uniron, em decorrência do período de isolamento social, ofereceu uma plataforma moderna que possibilita a interação em tempo real de acadêmicos e professores, assim como ocorre em sala de aula, só que em ambiente virtual.
Somando-se a isso, com o objetivo de buscar inovação, possibilitou aos acadêmicos dos cursos de Tecnologia de Informação da Uniron encontros de intercâmbio virtual, em conjunto com outras Instituições de Ensino Superior no Brasil, e, do exterior. O evento, realizado em horário extraclasse, foi organizado pela coordenadora dos cursos de Tecnologia, Prof.ª. Renata Luz, que também é secretária regional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e, representante na região norte, da Associação Nacional dos Profissionais de Proteção de Dados (ANPPD).
Durante o evento, os acadêmicos interagiram com membros, conselheiros e a diretoria da SBC, abordando temas oriundos da tecnologia. O intercâmbio, ocorreu entre os acadêmicos da Uniron e de outras instituições, como: UFSC, UFG, Unirio, UFPE, Fatec-SP, PUC-SP, Universidade Nova Lisboa de Portugal, MIT (Massachusetts Institute of Technology – USA), Univesity de Waterloo (Canadá) e empresas como, IBM, Microsoft e o Ministério da Saúde.
De acordo com Alexandre Porto: “Parcerias são fundamentais para superar o atual momento que estamos vivendo, pois, cerca de 30% dos universitários brasileiros escolhem um curso baseado no mercado de trabalho. Para os acadêmicos da Uniron, mostramos que neste cenário atual, temos condições de levá-los a um nível mais alto e que eles podem atuar no mercado de trabalho nacional e internacional. E estamos a todo vapor, promovendo sinergia entre professores, acadêmicos, coordenadores e a direção. A diferença, é que estamos trabalhando de maneira remota, em casa, mas, sempre primando pela qualidade”, enfatiza, o diretor da Uniron.
A Prof.ª. Renata Luz, acredita que a formação acadêmica é importante, a fim de buscar experiências inovadoras que tragam diferenças no currículo profissional, garantindo assim o processo de se reinventar. “O uso da network (comunicação em rede) é fundamental no processo formativo, pois, nossa área está em constante criatividade e inovação, possibilitando ao profissional moderno adquirir habilidades durante suas atividades. Nesse sentido, desenvolvendo em profissionais os chamados reskilling e upskilling (perícia e proficiência), nisso, porque seguimos a velocidade que as inovações tecnológicas nos trazem ”, destaca a organizadora do evento.
Segundo o palestrante Rodrigo Santos (Unirio): “O evento foi uma experiência de manter viva as práticas de ensino, pesquisa e extensão. Especialmente, no momento onde a mídia digital se destaca em relação a questão da distância social. Ou seja, uma iniciativa fundamental”, comenta Santos, que participou do evento.
Já para Valdemar Neto (UFG), que também colaborou no evento de intercâmbio virtual, diz que: “Ministrar uma palestra on-line para centenas de pessoas, foi uma experiência nova e emocionante. Como, por exemplo, as perguntas dos acadêmicos que foram muito pertinentes e interessantes ao longo dos encontros, e, apesar da distância geográfica, me senti particularmente acolhido por todos que participaram da palestra. Agradeço à Faculdade Uniron por realizar o evento, em particular, a Prof.ª. Renata Luz, que organizou este intercâmbio virtual”, comenta Neto.
Durante o mês de maio, ocorrerão novos encontros de intercâmbios virtuais, reunindo acadêmicos dos cursos de Tecnologia da Informação da Uniron, e, de outras Instituições de Ensino Superior. O evento, não tem custo de inscrição e continuará a ser transmitido através de plataforma virtual durante o período de isolamento social.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!