Os atendimentos psicológicos são oferecidos às pessoas em crise durante o isolamento social e serão agendados por telefone ou e-mail
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Neste período de isolamento social, é importante cuidar da saúde mental, para enfrentar com mais equilíbrio emocional o Covid-19. Nesse sentido, objetivando tratar as implicações emocionais e aspectos psicológicos decorrentes deste isolamento, que os professores do curso de Psicologia da Faculdade Uniron, realizarão uma ação voluntária com atendimentos às pessoas em crise. Os atendimentos, serão realizados através de uma plataforma virtual, e, terão como público-alvo, a comunidade acadêmica da instituição e a sociedade em geral.
Em decorrência da pandemia do Covid-19, a quarentena tem sido uma das recomendações das autoridades de saúde para impedir a propagação do vírus entre as pessoas. No entanto, a realidade do isolamento social pode trazer mudanças no estado emocional das pessoas, ou, gerar complicações psicológicas em quem já apresenta um quadro clínico de transtorno mental.
“A situação atual em que vivemos, é propícia para que um indivíduo sofra com estresse, angústia e inseguranças pessoais, tendo em vista que esses sentimentos estão relacionados a problemas da saúde, economia e relações familiares. Assim, o atendimento psicológico voluntário, permite que essas pessoas tenham espaço para conversar sobre si mesmas, ou, desabafar sobre problemas que estejam enfrentando", explica a Prof.ª. Francleia Silva, coordenadora do curso de Psicologia e da ação voluntária.
Os atendimentos psicológicos, serão realizados através de plataformas virtuais como, por exemplo, vídeo-chamadas de telefone celular ou softwares específicos. Esse formato de serviço, que evita o contato físico entre o psicólogo e o paciente, é permitido pelo Conselho Federal de Psicologia, que regulamenta na Resolução CFP de nº 11/2012 sobre a liberação da prestação de serviços por meio das Tecnologias de Comunicação e Informação (Tics).
Para participar do atendimento psicológico voluntário da Faculdade Uniron, será necessário entrar em contato pelo telefone celular: (69) 99235-6090, ou, pelo endereço eletrônico: psicologia@uniron.edu.br. Após isso, a coordenação da ação voluntária entrará em contato com o interessado para agendar o dia e o horário do atendimento.
Segundo a Prof. Francleia Silva, algumas atitudes pessoais podem ser realizadas nesse período de quarentena, a fim de auxiliar no tratamento de problemas emocionais. “É muito importante ter uma organização sobre nossas atividades. Acerca disso, atitudes como: buscar ter uma rotina; praticar exercícios físicos na sala de casa; procurar boas leituras de livros e opções de filmes, são ações práticas que nos permitem viver melhor e mais saudável todos os dias”, comenta a coordenadora da ação voluntária.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!