MÉRITO RONDONIENSE: Companhia aérea de RO conquista certificado internacional de segurança em voo

O selo é uma certificação internacional que demonstra que a empresa segue o mesmo padrão segurança das maiores companhias aéreas mundiais

MÉRITO RONDONIENSE: Companhia aérea de RO conquista certificado internacional de segurança em voo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o atendimento a normas internacionais em protocolos de segurança de transporte aéreo seja de carga ou passageiros, a empresa rondoniense Rio Madeira Aerotáxi (Rima) recebeu na tarde desta segunda-feira (28), o Certificado ISSA (IATA Standard Safety Assessment), que significa Avaliação de Segurança Padrão da IATA. O selo é uma certificação internacional que demonstra que a empresa segue o mesmo padrão segurança das maiores companhias aéreas mundiais.

 

 

As certificações foram entregues pelo presidente da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), Luis Felipe de Oliveira. Ele citou os avanços que a companhia de Rondônia proporciona em questão de segurança, que são exemplos para empresas do Brasil e do mundo. “É um motivo de orgulho ver que o trabalho árduo da Rima resultou neste certificado, haja vista que é a quarta empresa aérea do mundo que recebe esta certificação”, comemorou. Luis Felipe ainda ressaltou a possibilidade que a Rio Madeira Aerotáxi terá de fechar acordos com empresas que possuem este nível de comprometimento em segurança.

 

O presidente da Rima, Gilberto Scheffer pontuou as adequações que as organizações internacionais exigiram que fossem implantados para que a empresa conquistasse a referência de segurança. “Tivemos diversas fases de auditoria e a última foi uma independente que nos adequou a novas realidades e continuaremos primando pela segurança de voo, segurança da empresa e fornecimento de serviço impecável”, disse. Durante o encontro Gilberto explicou que nos 18 anos da companhia foi sendo criado um conhecimento do trabalho na região amazônica. “Atuamos em toda a Amazônia e o rondoniense pode viajar tranquilo conosco”, afirmou.

 

 

Em referência à integração da Região Norte do Brasil com os padrões internacionais de segurança, o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ricardo Bezerra ressaltou que a certificação que a Rima está recebendo no congresso da Alta é de suma importância. “Isso dá segurança para o passageiro, pois mostra que a empresa está trabalhando dentro dos padrões da aviação civil”, concluiu.

 

As normas técnicas que a Rima se adequou foram explicadas pelo diretor de qualidade da Rima, Olívio Neto. Segundo ele, a certificação ISSA, envolveu mais de 120 padrões de manutenção, treinamento, operação de voo, segurança de voo, e segurança da própria empresa.  “Esses padrões precisam garantir resumidamente que o voo será executado de forma segura”, Ele explicou que o voo de CRM (Crew Resource Management – Treinamento e exercício obrigatório), sejam ampliados e documentados. Ele ainda demonstrou o novo sistema de gestão da qualidade implementado na empresa. Neste programa todos os setores são auditados e gerados relatórios que contém não conformidades e pontos positivos de cada área. Neste documento são tratadas 100% todas as não conformidades, para que a empresa esteja sempre nos padrões do certificado.

 

 

Representando a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o presidente Eduardo Sanovicz pode encaminhar ao secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura as principais demandas das companhias aéreas e as possibilidades do governo federal apoiar este setor de logística. Eduardo citou que o setor tem recebido judicializações de causas cada vez mais frequentes e recentemente os valores chegam a R$ 200 milhões ao ano. O secretário esclareceu que a atuação do ministério está em diversas frentes. Uma delas é o site consumidor.gov.br, que recebeu o aval do setor para resolver situações no ambiente. Desta forma é uma possibilidade de rapidamente resolver as causas com custo razoável para as partes.  Ele citou o Decreto nº 10.025, também chamado de decreto de arbitragem. Esta legislação visa dirimir litígios no âmbito do setor portuário e de transportes rodoviário, ferroviário, aquaviário e aeroportuário. Ao final do encontro, Sanovicz pontuou que a Rima superou com méritos as exigências da certificação, o que vai garantir que empresas que não podem chegar à Rondônia tenham nela sua possibilidade de voar pela região Norte.

 

Assista ao vídeo:

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS