PORTO VELHO: Fórum Popular de Mulheres promove encontro no espaço "Tapiri"

A agenda Mulherios consiste em promover diálogos feministas para uma sociedade sem violência de gênero

PORTO VELHO: Fórum Popular de Mulheres promove encontro no espaço

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta sexta-feira (17/05), será realizado em Porto Velho a Agenda "Mulherios", uma iniciativa do Fórum Popular de Mulheres (FPM) para difusão do conhecimento, da arte e da integração política, social e cultural, articulando as mulheres na cena de luta em Defesa dos Direitos Humanos e da cidadania das mulheres na Amazônia e na sociedade.

 

A agenda Mulherios consiste em promover diálogos feministas para uma sociedade sem violência de gênero. Nessa 2ª edição da Agenda Mulherios, o tema se volta para Mulheres na Amazônia e a dinâmica do novo feminismo em pauta. O evento, de acordo com Benedita Nascimento, ativista e coordenadora do FPM, contará com a participação de duas articuladoras do MAMA –Acre, (Concita Maia e Lidianne Cabral), onde será realizada uma reunião ampliada do Mama, com os grupos de mulheres, coletivos feministas e organizações sociais sobre o Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia, que trás como pauta a organização do II Encontro Internacional de Mulheres da Amazônia (MAMA).

 

De acordo com a programação da Agenda Mulherios, as atividades acontecem no Espaço Tapiri, na Rua Franklin Tavares, 1353, bairro Pedrinhas, com previsão de iniciar às 15h com a reunião Ampliada do Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia (MAMA) com a participação de coletivos feministas  e grupos de mulheres. Às 16h30 Mulherios: Mulheres na Amazônia e a dinâmica do novo feminismo em Pauta; às 18h Confluência do Canta Mulher 2020: visões e conexões,  seguido do BAZART: atrevid@as.com  e as 19h30 - Palco Livre Canta Mulher, com as artista de Porto Velho Leninha Lima, Vanessa Farias e Lidianne Cabral, de Rio Branco (AC). A entrada é gratuita.

 

FORUM POPULAR DE MULHERES

 

O Fórum Popular de Mulheres (FPM) nasceu no ano de 1992 no município de Porto Velho, durante as atividades organizadas pela Sociedade Civil, Ong`s e Sindicatos, na comemoração do Dia 08 de Março-Dia Internacional da Mulher. Sua criação foi motivada por um grupo de mulheres feministas que pautavam na esteira de suas ações a luta em defesa dos Direitos Humanos das Mulheres e defendiam o Direito à vida sem violência, a moradia, a saúde, a educação e o meio ambiente sustentável.

 

Durante três décadas, o Fórum mobilizou mulheres e homens envolvendo, grupos sociais, ong´s, sindicatos, escolas, igrejas, universidades e empresas na luta em defesa dos direitos e da cidadania plena das mulheres no âmbito local e regional.

 

Integrou-se a diversas redes, movimentos e organizações de mulheres em nível nacional, participando da construção de agendas e plataformas de ações no contexto das políticas publicas no âmbito regional, nacional e internacional. A exemplo do I Encontro de Mulheres da Amazônia (MAMA) e da 1ª Conferência Internacional de Mulheres rumo a Beijing, conhecida como PEQUIM/95. Coordenou e organizou na Região Norte a 1ª Marcha Mundial de Mulheres, em defesa da “Terra, da Vida e da Cidadania!”.

 

Ao longo da sua história, como fórum de articulação feminista das lutas em defesa dos direitos da mulher, realizou campanhas pelo fim da violência contra a mulher, pactuou e protocolou junto aos governos Municipal, Estadual e Federal, tratados e denúncias de violação de direitos das mulheres, reunindo no universo de suas ações e lutas, apoios e parcerias de Instituições, Sindicatos e Ong”s,  marcando o cenário de organização das mulheres e suas lutas em Rondônia e na Amazônia.

 

Existência e Identidade: Articular mulheres e integrar ações no contexto das lutas sociais em defesa dos direitos humanos das mulheres, da cidadania e justiça social

 

Motivação: Ações de luta feminista pelos direitos humanos e igualdade de gênero na sociedade.

 

Atuação: Produção e difusão do conhecimento pelo engajamento social, político e cultural.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS