Recentemente, foi confirmado um caso de doença de chagas na fase aguda, em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Divisão de Vigilância Sanitária, faz um alerta quanto aos cuidados na compra e consumo do açaí. O cuidado deve-se ao registro de casos de contaminação do produto com fragmentos do Trypanossoma Cruzi, mais conhecido como barbeiro, causador da Doença de Chagas, nos estados do Amazonas e Acre.
Recentemente, foi confirmado um caso de doença de chagas na fase aguda, em Porto Velho. Mas, segundo a investigação do departamento de Vigilância em Saúde da Semusa, a contaminação ocorreu fora da capital.
“Foi feita a investigação entomológica na casa do paciente, um rapaz de 16 anos, e não foi encontrado vestígios do barbeiro, tudo indica que a contaminação ocorreu em Guajará-Mirim, onde ele nos informou que comeu carne de caça e tomou açaí”, explicou a coordenadora de prevenção a Doença de Chagas, Rosenete Nogueira da Paz.
O chefe da Vigilância e Licença Sanitária, Ronald Gabriel Passos, explica que o consumidor deve observar se o estabelecimento que vende açaí tem a licença da Vigilância para comercialização do produto. “Os batedores de açaí devem seguir as orientações da Vigilância Sanitária, quanto a higienização do ambiente e equipamentos, em todas as etapas do processamento. Agora, estamos intensificando a fiscalização nesses locais”, Informou.
Manipulação - colheita a preparação
Na colheita, o produtor deve evitar colocar o fruto direto no chão, transportando-o utilizando ‘basquetas’ (caixas plásticas vazadas).
No local de armazenamento, evitar acúmulo de material que não está sendo usado para não se criar abrigos de pragas como: barbeiros, ratos e baratas. O transporte do fruto deve ser realizado em local limpo e arejado, de preferência em ‘basquetas’ cobertas.
O local de produção deve ser construído com material de fácil limpeza, com tela, forro e não deve ter frestas e aberturas. As luminárias devem estar longe da máquina de moer ou bater (pois os insetos são atraídos pela luz).
Etapas do Processamento
A primeira etapa do processamento é o peneiramento, que tem como finalidade eliminar sujeiras que estão no fruto. Durante essa etapa fique atento e observe se existem insetos que não foram eliminados através do peneiramento.
Lavagem do Fruto
1ª etapa; apenas com água corrente.
2ª etapa; deixar o fruto de molho por 20 minutos em uma mistura de 20 litros de água com 150
ml de hipoclorito de sódio a 2,5% ou água sanitária (que tenha indicação para uso em alimentos).
3ª etapa; lavar com água limpa.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!