CAPITAL: Rio Madeira está a 54 centímetros do menor nível da grande cheia de 2014

Hoje, o Serviço Integrado de Monitoramento e Alerta Metereológico do SIPAM – Sistema de Proteção da Amazônia, mostra que o nível do Madeira, medido na Estação Porto Velho, está em 14,33m

CAPITAL: Rio Madeira está a 54 centímetros do menor nível da grande cheia de 2014

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O nível do rio Madeira continua subindo e começa a se aproximar de uma situação mais perigosa para as comunidades ribeirinhas. Hoje, o Serviço Integrado de Monitoramento e Alerta Metereológico do SIPAM – Sistema de Proteção da Amazônia, mostra que o nível do Madeira, medido na Estação Porto Velho, está em 14,33m. Dia 20 de janeiro de 2014, o ano da grande cheia, o nível era de 14,87, conforme gráfico divulgado ontem pelo Rondoniaovivo.

 

No mesmo gráfico, o Cotagrama mostra que não somente o rio Madeira continua subindo, mas também o rio Acre voltou a subir de nível, o que dá à situação, um tom mais crítico. As autoridades do Acre estão se mobilizando para o pior, inclusive com a construção de abrigos no parque de exposições da cidade e regirada de troncos dos pilares da ponte para evitar acúmulo de madeira e sobrecarregar a estrutura.

 

Veja Mais

 

 

BR-364

 

Segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), o Rio Madeira, na região do Abunã, está na marca de 20,19 metros. De acordo com a Defesa Civil, o nível do manancial pode variar alguns centímetros também conforme ajustes na vazão das águas das comportas das usinas existentes na região. As autoridades locais seguem em alerta, acompanhando de perto, de forma a identificar previamente caso haja um possível alagamento da BR-364.

 

Os órgãos governamentais, em conjunto com órgãos federais, traçaram um plano de contingência para evitar que as águas do Rio Madeira invadam a rodovia. Em consonância com a diretoria das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, as comportas estão sendo abertas para evitar que o manancial do Rio Madeira tome parte da BR-364.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS