PESCA ILEGAL: Operação entre Polícia Ambiental e Militar prende pescadores

A operação resultou na prisão de quatro pescadores e na apreensão de aproximadamente 100kg de peixes

PESCA ILEGAL: Operação entre Polícia Ambiental e Militar prende pescadores

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Funai realizou nesta noite de sexta-feira (22),  juntamente com a Polícia Militar Ambiental, uma  operação na aldeia indígena 7 de Setembro da etnia Surui de Cacoal. A operação resultou na prisão de quatro pescadores e na apreensão de aproximadamente 100kg de peixes.

Os Peixes foram doados ao Lar do Idoso e a entidade São Camilo, ambas são casas de caridade de Cacoal.

Os envolvidos, por tratar-se de crime federal, foram encaminhados à Polícia Federal em Ji-Paraná.

Os pescadores foram detidos por pescar na época do período de defeso que é uma medida que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução ou ainda de seu maior crescimento.

Dessa forma, o período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes.

Período de defeso

O período de defeso iniciou no dia 15 de novembro e vai até 15 de março de 2018. A proibição ocorre por determinação da portaria de n. 308 de novembro de 2016, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

A pesca fica liberada apenas para as comunidades ribeirinha da seguinte forma, conforme informa Marli Lustosa – Gerente de Pesca, Aquicultura e Manejo de Fauna da Sedam: cota de cinco quilos de peixe por dia, pra cada família, para a sua subsistência, ficando proibida a comercialização desses peixes. A Sedam informa ainda que a pesca deve ser realizada com apetrechos permitidos pela legislação.

Durante o período de defeso, que tem a duração de 120 dias, os pescadores profissionais irão receber o seguro defeso, auxílio de um salário mínimo por mês pago pelo Governo Federal.

A Sedam esclarece também que quem comercializa pescado deve realizar a declaração do seu estoque junto à Secretaria, entre os dias 16 e 20 de novembro. A comprovação é importante para que no período de defeso o pescador não sofra nenhum sanção por não conseguir comprovar a procedência do seu estoque.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS