Ciclo de palestras realizado pelo TCE-RO enfoca eixos temáticos do Profaz

No ciclo de palestras foram formadas mesas de trabalho, com a primeira delas tendo como tema Desenvolvimento Sustentável

Ciclo de palestras realizado pelo TCE-RO enfoca eixos temáticos do Profaz

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dentro da programação do 3º Encontro Técnico de Implantação do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz), uma realização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), foi realizado na última segunda-feira (06), no auditório do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), um ciclo de palestras envolvendo temáticas afetas ao programa.

 

Inicialmente o conselheiro Benedito Antônio Alves, coordenador do Profaz no âmbito do TCE-RO, falou de modo pormenorizado sobre o programa, destacando desde o histórico da ação até objetivos, resultados já alcançados e os que estão sendo almejados.

 

Falou ainda sobre os eixos nos quais o Profaz está assentado, como a atualização das legislações tributárias; a regularização fundiária; a redução da burocracia; o despertamento do empreendedorismo e o fortalecimento da economia e das finanças municipais, com incremento da receita e também do bem-estar da coletividade.

 

DESENVOLVIMENTO

 

Já no ciclo de palestras foram formadas mesas de trabalho, com a primeira delas tendo como tema Desenvolvimento Sustentável. A coordenação foi do deputado estadual Laerte Gomes e atuaram como debatedores o vice-governador Daniel Pereira e representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental/Sedam (Francisco de Sales), do Sebrae-RO (Valdemar Camata Júnior), da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia/Faperon (Hélio dias) e da Unir (Otacílio Moreira).

 

Foram citados, entre outros pontos, a importância de se estimular boas práticas nos municípios, a fim de que a atividade produtiva esteja em harmonia com os preceitos ecoambientais, em respeito à sustentabilidade. Nesse contexto foi citada a atuação do Estado, tanto nos investimentos visando o incentivo à produção, quanto na busca por atrair novos investidores e mercados.

 

DESBUROCRATIZAÇÃO

 

Na segunda mesa, debateu-se desburocratização para abertura de novos negócios, com os trabalhos mediados pelo representante da Fiero, Chagas Neto, e como expositores a prefeita Gislaine Clemente (Lebrinha), o presidente da Federação das Associações Comerciais (Facero), Gérson Zanato, o diretor do Sebrae, Camata Júnior, o presidente da União das Câmaras e Vereadores do Estado (Ucaver), vereador Ismael Crispim, e o representante do Sindicato da Micro Indústria de Rondônia (Simpi), Francisco Holanda.

 

Além da apresentação de números relativos ao cenário empresarial e industrial no Estado, foram ainda abordados meios para superar as travas burocráticas visando incentivar a abertura de novos negócios e, consequentemente, a geração de emprego e renda para os municípios.

 

REGULARIZAÇÃO

 

Regularização fundiária foi o último assunto abordado no ciclo de palestras, com o conselheiro Benedito Alves mediando os trabalhos. Atuaram como expositores Ernani Prado, da Superintendência de Desenvolvimento (Suder), Francisco Sales (Sedam) e Francisco Pinto, analista tributário da Receita Federal aposentado.

 

 

Dentro do tema, foram enfocados aspectos relativos à regularização fundiária tanto na zona rural quanto na urbana, incluindo-se benefícios que esta traz aos municípios, como na cobrança de tributos, a exemplo do IPTU e do ITBI.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS