Exposição sobre segurança pública no PV Shopping foi atração no fim de semana

O carro-chefe, o novo sistema de videomonitoramento da segurança pública, foi bastante visitado e despertou a atenção das pessoas.

Exposição sobre segurança pública no PV Shopping foi atração no fim de semana

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A primeira exposição de produtos e serviços que a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec) realizou em Porto Velho, de sexta-feira (9) a esse domingo (11), foi considerada bem sucedida por organizadores e participantes. Durante três dias, centenas de pessoas visitaram o contêiner e agregados das forças de segurança do estado.

O carro-chefe, o novo sistema de videomonitoramento da segurança pública, foi bastante visitado e despertou a atenção das pessoas. O videomonitoramento é uma ferramenta de enfrentamento ao crime organizado por meio de fiscalização, cuja eficácia, conforme o coordenador coronel Gonçalves, será comprovada a médio e longo prazos. Hoje 11 cidades de Rondônia já contam com o sistema. A próxima será Porto Velho.

O videomonitoramento permite que o infrator ou criminoso seja flagrado no momento da tentativa. Depois, viaturas são acionadas e todos os procedimentos de polícia são adotados. A ideia é que o infrator seja abordado até mesmo antes da consumação do crime, objetivo principal da Sesdec.

Para o secretário Lioberto Caetano, a imprensa vai ajudar muito a levar esta nova dinâmica para que Rondônia seja um estado mais seguro para todos. “O criminoso precisa saber que será observado 24 horas por dia e a imprensa é fundamental neste processo de divulgação”, afirmou, completando que mais importante que prender infratores, é evitar que o crime aconteça. “Ninguém traz vidas de volta”, reforçou.

O primeiro dia de exposição foi marcado pela apresentação específica de trabalhos desenvolvidos pelo Comando da Polícia Militar, com destaque para o “boneco vivo”, da Companhia de Trânsito, que chamou a atenção das crianças e dos adultos. O leãozinho do Proerd [Programa de Educacional de Resistência às Drogas e à Violência] também foi sucesso entre as crianças.

Além do trabalho da Polícia Militar, no primeiro dia de exposição, a ação foi sucedida no sábado pela apresentação de produtos e serviços da Polícia Civil, enquanto que no domingo foi à vez da Polícia Técnico-científica (Politec).

Anderson Oliveira, morador do bairro Aeroclube, em Porto Velho, disse já ter sido assaltado uma vez. Mesmo assim avalia bem a atuação da polícia nas ruas, por causa do desfecho positivo à época do episódio. Quando perguntado se confia no trabalho das polícias, a nota dele foi quatro, numa avaliação de zero a cinco, uma aprovação de 80%.

Mesmo sendo vítima de assalto e de tentativa de homicídio, Fabio Reis, morador do bairro Flodoaldo Pontes Pinto, deu nota cinco para as força de segurança. Ele alegou que o trabalho da segurança, na ocasião, foi favorável em relação à solução dos crimes apontados.

A pesquisa não é científica, mas pode ser parâmetro para as pretensões da Sesdec que vai além do trabalho de polícia.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS