SEM PALAVRA? – Prefeitura descumpre acordo e retira informais do Ana Adelaide

Acontece, que o fator que mais revoltou os informais afetados pela operação, é que havia um acordo entre o município e esses comerciantes de que um prazo mínimo de 45 dias seria dado para essas pessoas regularizarem suas atividades.

SEM PALAVRA? – Prefeitura descumpre acordo e retira informais do Ana Adelaide

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã desta quinta-feira (23) comerciantes informais instalados em frente à Policlínica Ana Adelaide, que vendem lanches para funcionários e pacientes da unidade hospitalar na capital, foram surpreendidos por fiscais da prefeitura e Polícia Militar.

A mobilização se deu pela série de ações da prefeitura de Porto Velho que visa “limpar” as calçadas da cidade e coibir o comércio ilegal nas ruas. Uma ação vista com desaprovação por parte da opinião pública pela forma abrupta como vem sendo tomada.

Acontece, que o fator que mais revoltou os informais afetados pela operação, é que havia um acordo entre o município e esses comerciantes de que um prazo mínimo de 45 dias seria dado para essas pessoas regularizarem suas atividades.

O prazo foi estipulado em uma Audiência Pública que contou com representantes diretos do prefeito Hildon Chaves (PSDB) e vereadores da base aliada do executivo. Porém, mesmo com o compromisso assumido entre ambas as partes e o acordo anunciado em plenário na Câmara Municipal, o trato não foi cumprido e os informais retirados de seus postos de trabalho.

Para os servidores do município esse cenário serve de alerta, uma vez que também houve um acordo entre as mesmas partes de que a retirada do qüinqüênio seria suspensa por 90 dias para a reformulação do projeto, o medo é de que a palavra do prefeito também não seja cumprida nesse caso.

Já para os informais o que restou foi o prejuízo, barracas e produtos avaliados em mais de três mil reais foram retidos pelos fiscais. Um desses informais trabalha no local há mais de 30 anos, outros em períodos não menores que dois anos.

De acordo com eles, o prefeito vem mostrando um caráter administrativo onde privilegia os grande empresários doando terrenos públicos para eles e perseguidos os mais humildes, pequenos comerciantes e servidores, tratando-os como se estivessem na criminalidade por buscarem seus sustentos.

A medida tomada pela prefeitura coloca vereadores e o alto comando da prefeitura em situação vexatória, uma vez que não cumpriram com suas palavras desprezando a parte mais interessada nesse caso, os informais.

O começo de mandato de Hildon Chaves vem anunciando uma gestão turbulenta quando o assunto é lidar com as classes trabalhadores, ao que tudo indica, o tucano terá uma administração marcada por muitos protestos se não passar imediatamente a dialogar de forma correta com essas bases. 

 

 

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS