Municipalização da saúde indígena pode gerar protestos em Rondônia

Municipalização da saúde indígena pode gerar protestos em Rondônia

Municipalização da saúde indígena pode gerar protestos em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O cacique Ari Kaxarari, liderança indígena da tribo Kaxarari, localizada na Ponta do Abunã em Rondônia e presidente do Conselho Distrital do Alto Purus, se posicionou referente à polemica decisão do Governo Federal em municipalizar a saúde indígena.

A portaria de nº 1.907 foi emitida pelo Ministério da Saúde e destitui a SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena), da responsabilidade da gestão da saúde. A decisão gerou revolta em tribos que realizaram manifestações em diversos estados brasileiros.

Liderança presente nas lutas sociais da região e na defesa do resguardo da tradição, cultura e direitos indígenas nos estados de Rondônia e Acre, Ari Kaxarari, publicou um vídeo através da rede social Facebook onde afirma que os kaxararis não irão aceitar essa medida e podem realizar protestos no estado para alertar a situação sofrível da saúde indígena.

“Municipalizar a saúde indígena é um desrespeito, deixa a gente indignado, convocamos nossos parentes em todo o Brasil para travar essa luta que não é pacífica, é uma luta que nós não pedimos. Vamos fechar nossos distritos e o acesso às nossas cidades se preciso for”, disse Ari Kaxarari.

 

Saúde precária

Desde a emissão da portaria, a situação que já era complicada ficou pior para o tratamento de saúde dos índios em todo o Brasil. Na última semana, todas as atividades das unidades distritais de saúde indígena foram suspensas, compras de medicamentos e materiais clínicos ficara impossibilitados.

O fato gerou revolta da comunidade indígena que vem realizando atos nacionais exigindo a participação de suas lideranças nessas decisões de suma importância na vida das tribos.

O Ministério da Saúde anunciou em nota pública que que no dia 9 de novembro haverá uma reunião dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi) para discutir “melhorias da Saúde Indígena”, em Brasília.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS