Terremotos em Marte podem ser chave para vida, dizem cientistas

Terremotos em Marte podem ser chave para vida, dizem cientistas

Terremotos em Marte podem ser chave para vida, dizem cientistas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Terremotos marcianos poderiam produzir quantidade suficiente de hidrogênio necessária para existência de vida microbiológica nas profundezas do planeta vermelho, que se alimentariam do gás produzido. A informação foi divulgada na revista Astrobiology.

"Nossos colegas demonstraram que o hidrogênio pode ser produzido no momento da quebra das rochas durante o sismo, em resultado do choque entre as rochas. Nós descobrimos que tais atritos geram suficiente hidrogênio para suportar o crescimento de micróbios nas fraturas mais ativas", relata Sean MacMahon da Universidade de Yale (EUA).

McMahon e seus colegas chegaram a esta conclusão surpreendente, estudando a composição química dos fluidos gerados nos subsolos de Marte, mais precisamente nas proximidades das falhas tectônicas, onde recentemente foi observada atividade sísmica e caíram asteroides e meteoritos.

A presença de hidrogênio em todas as amostras de rocha, de acordo com McMahon e seus colegas, indica que hidrogênio é sempre formado em atividade tectônica do planeta, tal como terremotos, e o volume de hidrogênio deve ser suficiente para manter oásis clandestinos de micróbios que se alimentam de CO2 e hidrogênio.

Muito em breve será possível testar esta teoria – a sonda InSight vai para Marte em 2018. O sismômetro da sonda vai ajudar aos cientistas a desvendar as propriedades dos terremotos em Marte, sabendo se tais fenômenos são capazes de preencher o subsolo do planeta vermelho com quantidade suficiente de hidrogênio. As informações são da Sputnik News Brasil.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS