Cerca de 14 mil pacientes recebem medicamentos gratuitos em Rondônia

São 300 itens enviados pelo Ministério da Saúde, e o Governo de Rondônia compra com orçamento próprio outros medicamentos.

Cerca de 14 mil pacientes recebem medicamentos gratuitos em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A dona de casa, Cláudia Simone Vieira de Lima, 49 anos, há dois anos descobriu que tem uma doença chamada artrite, e a partir dai começou a tomar medicamentos todos os dias: injeções e comprimidos, o metotrexato e etanercepte. Ela pega mensalmente na Coordenação de Assistência Farmacêutica do Estado, e afirma que não tem dificuldade para adquirir a medicação.

A Diretoria de Gestão e Assistência Farmacêutica (DGAF/SESAU-RO) é responsável por coordenar todas as ações relativas à Política Nacional de Medicamentos através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promovendo o acesso aos usuários, assim como o uso responsável dos medicamentos. São 300 itens enviados pelo Ministério da Saúde, e o Governo de Rondônia compra com orçamento próprio outros medicamentos.

VEJA TAMBÉM: Por falta de materiais hospitalar, pacientes precisam buscar atendimento fora

O secretário estadual de Saúde, Luís Eduardo Maiorquin, explicou que o governo estadual, por iniciativa própria (fora das obrigações da portaria 1.554/2013) incorporou alguns medicamentos e protocolos em seu rol de procedimentos, como: Análogos de Insulina (insulina glargina e insulina lispro), PCDT Osteoporose com risco de fraturas (teriparatida), PCDT DPOC (Tiotrópio), PCDT Transplante Cardíaco e Pulmonar (tacrolímus) e o PCDT Nefrite Lúpica e Síndrome Nefrótica (Micofenolato de sódio e mofetila).

Segundo Àlvaro Lazaretti, esses medicamentos geram um custo anual de aproximadamente R$ 2 milhões. E são atendidos cerca de 14 mil pacientes com cadastro ativo em 175 protocolos clínicos.

Estes medicamentos são subdivididos em três grupos: 1A – Medicamentos adquiridos e distribuídos pelo Ministério da Saúde; 1B – Medicamentos financiados pelo Ministério da Saúde e adquiridos e distribuídos pelos estados; e Grupo 2 – Medicamentos adquiridos e distribuídos pelo estados com recursos próprios.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS