O Consórcio do Sistema Integrado Municipal de Transporte de Passageiros (SIM), de forma gradual, deu início a instalação de equipamentos de GPS na sua frota de veículos.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Durante as fases de implantação do GPS, empresa também vai promover testes de um APP para usuários do transporte coletivo.
Começou neste mês de julho a primeira fase de implantação e testes do monitoramento em tempo real nas rotas de ônibus coletivo que atendem à população de Porto Velho. O Consórcio do Sistema Integrado Municipal de Transporte de Passageiros (SIM), de forma gradual, deu início a instalação de equipamentos de GPS na sua frota de veículos. A previsão, é que num prazo de quatro meses todos os veículos do SIM possuam o equipamento e as rotas passem a ser monitoradas e controladas, na integralidade, de forma virtual.
Esse arrojado investimento por parte do Consórcio SIM faz parte das ações do sistema em promover a transparência dos serviços prestados à população e a sociedade em geral, o constante aperfeiçoamento, maior eficiência e a mudança de conceitos do transporte coletivo na capital de Rondônia.
A fase de testes internos será acompanhada por fiscais da Semtram e também pela equipe de tráfego do Consórcio SIM. As equipes irão confrontar os relatórios do sistema do GPS com os relatórios físicos que continuarão sendo feitos pelas equipes de controle, tanto do SIM como da Semtran. Por meio de uma central de monitoramento on-line e com o mapeamento no sistema de todas as rotas e paradas, os fiscais poderão gerir os horários de cada linha, confrontar com as planilhas físicas e até mesmo incluir estudos que promovam a melhoria nas rotas.
VEJA TAMBÉM: Consórcio propõe novas rotas para transporte coletivo; primeira etapa já foi aprovada
A diretora executiva do Consórcio SIM, Elizabete Barufaldi destaca que durante esta fase de testes e ajustes, haverá todo um processo de adaptação entre as equipes de tráfego em conjunto com os colaboradores do SIM, especialmente os motoristas, que deverão se adequar a esta nova realidade na rotina do transporte coletivo.
“O treinamento com todos os nossos colaboradores será intenso para que, à medida que as fases do projeto forem avançando, eles possam se ajustar a este novo momento e se empenhar para que possamos ter um serviço cada vez mais eficiente à população de Porto Velho.
APP para usuários
Dentro desse projeto vultoso de instalação dos equipamentos de GPS e de monitoramento em tempo real, o Consórcio SIM começará, paralelamente, a realizar testes com um público de voluntários do aplicativo para Smartfhones denominado “Meu Ônibus SIM”.
Com acompanhamento dos resultados pela Semtram, após comprovação da eficiência do sistema, a médio prazo, o Consórcio deve ofertar o aplicativo aos usuários do transporte coletivo.
A proposta do aplicativo é que o passageiro monitore a rota do ônibus que lhe interessa e saiba o exato momento em que o veículo chegará nas suas respectivas paradas.
“Com essa modernização, transparência e medida que visa mostrar o respeito do SIM com o usuário, Porto Velho poderá ser comparada a outras grandes capitais que investem pesado na promoção de melhorias para o transporte coletivo. Esse know how, pode garantir ao SIM tornar-se referência e modelo na prestação desse serviço essencial à população”, comenta Elizabete Barufaldi.
CRONOGRAMA
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!