Sebrae e prefeituras implantam salas do empreendedor
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em 2015 foram 12 cidades atendidas, com previsão de mais 10 agora em 2016
Atender com excelência os donos de pequenos negócios e incentivar a implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em todo o estado. Essa é a missão das Salas do Empreendedor, espaços dedicados ao empreendedorismo que estão sendo implantados pelo Sebrae em Rondônia em parceria com as prefeituras. Em 2015 foram 12 cidades beneficiadas.
De acordo com Silane Guedes, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, os municípios de Monte Negro, Campo Novo, Buritis, Cacaulândia, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho, Vilhena, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Nova Mamoré e Guajará Mirim já contam com esses locais em funcionamento. Para 2016, explica que a previsão é de que ao menos dez novas salas sejam inauguradas.
“O Sebrae em Rondônia está apoiando todos os prefeitos de Rondônia e incentivando a implantação dessas salas que visam à orientação, ao bem estar e principalmente ao atendimento diferenciado e exclusivo aos nossos empreendedores em seu local de trabalho, na sua cidade. Sabemos que é um grande desafio, mas temos certeza de que vamos superá-lo”, enfatiza.
.jpg)
Como funcionam as salas
Através de um convênio de cooperação técnica, o Sebrae ministra o treinamento necessário para que os próprios servidores municipais atendam os empreendedores de cada cidade. Na maioria dos municípios, as salas funcionam dentro do próprio paço municipal. Lá, empresários de todos os portes e setores da economia são orientados sobre os assuntos da atividade empresarial, que vão desde uma simples certidão até a formalização de uma empresa e a migração para outro regime tributário.
Outra função especial da sala do empreendedor é o incentivo ao cumprimento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Através dos agentes de desenvolvimento, servidores municipais treinados pelo Sebrae para isso, vários pontos da norma que beneficia os pequenos negócios são difundidos. Um deles é a participação exclusiva de pequenas empresas nas licitações públicas com valor até R$ 80 mil reais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!