Endividamento de Porto Velho continua aumentando

Endividamento de Porto Velho continua aumentando

Endividamento de Porto Velho continua aumentando

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Endividamento de Porto Velho é maior 6,4% que o nacional e se comporta de maneira diferente por conta das especificidades regionais

Elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia e pela CNC-Confederação Nacional do Comércio, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), de Porto Velho, para o mês de novembro revela que o endividamento das famílias de Porto Velho voltou a subir, novamente muito pouco (1,6%), porém, mantendo-se em alta pelo sexto mês seguido e num momento onde o país registrou recuo no número de famílias inadimplentes e endividadas em novembro, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que revela que de 62,1% em outubro para 61,0% em novembro, a segunda queda consecutiva. Tendências antagônicas também se verificaram entre o percentual de consumidores nacionais com dívidas ou contas em atraso que diminuiu de 23,1% em outubro para 22,7% em novembro, enquanto, em Porto Velho, houve uma leve subida de 19,5%, em outubro, para 19,6% em novembro. Também as das famílias que não terão condições de pagar suas contas, em Porto Velho, saíram de 6%, em setembro, para os atuais 7,8%, enquanto em nível nacional, nos dois meses, se manteve em 8%. De forma que o endividamento de Porto Velho é 6,4% maior que o nacional, todavia, apresenta menor grau de contas em atraso e de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas. Para o Departamento Econômico da Fecomércio Rondônia são fatores regionais, como maior otimismo e manutenção da renda e do emprego local, que explicam o comportamento diferenciado de Porto Velho mesmo tendo a economia afetada pelos problemas da economia nacional.

Endividamento e Inadimplência de Porto Velho

Síntese dos resultados Setembro/Outubro/Novembro  2015 (Em %)

 

Setembro

Outubro

Novembro

Variação % Outubro/Novembro

Total de Endividados

63,0    

         63,9

     64,9

            1,6

Dívidas ou Contas em Atraso

17,9    

         19,5                  

     19,6

            0,5

Não terão condições de pagar

  5,3

           6,0       

       7,8

          30,0

Fonte: Pesquisa Direta CNC/Fecomércio/RO. 

O endividamento das famílias nos cartões de crédito, que é citado, normalmente, como principal fonte das dívidas,  apresentou uma queda de 53,8% das famílias, em outubro, para 53,1% em novembro, mas, o endividamento com os carnês,  que era de 38% em outubro, aumentou para 41,1%. Ainda se destacam como fontes de endividamento as dívidas com crédito consignado, que permanecem em12,8%, Crédito Pessoal (8%) e Financiamento de Veículos (5,3%).  Já em relação ao nível de comprometimento das rendas das famílias, em novembro, verificou-se que a predominam as famílias com as rendas comprometidas (51,4%),  até 3 meses (36,9%), seguido pelo comprometimento  de mais de 1 ano (31,4%). As famílias que se dizem muito endividadas são 5,4%, mais ou menos endividadas (22,8%), todavia, caiu dos 37,6% de outubro para 36,7%, em novembro, os que se consideram pouco endividados e outros 35,1% não possuem dívidas. O tempo médio de comprometimento da renda caiu de 6,6 meses, em outubro, para 6,4 em novembro.

Os resultados fizeram com que o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia, Raniery Araujo Coelho, considerasse que “Tendo em vista a situação de incerteza política e a conjuntura nacional negativa ( diminuição da atividade econômica, crédito difícil e caro e inflação em crescimento) os dados mostram que as famílias de Porto Velho estão mantendo suas contas em rédeas curtas e procurando formas de diminuir seu endividamento”. Este comportamento, segundo o Departamento Econômico da Fecomércio, a partir da análise dos dados econômicos, deve ser menos rígido no final do ano onde, é normal, que as despesas sejam maiores, daí, a previsão de que as vendas devem ser um pouco melhor do que o esperado mais com um aumento do endividamento nos primeiros meses do próximo ano. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS