Prefeitura recebe a visita do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Representantes do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Rondônia, Creci RO estiveram presentes na manhã desta quinta-feira (27) com o prefeito municipal para discutirem questões acerca da classe corretora da região, sendo que Ariquemes já conta com um grande número, com 66 corretores no município, fortalecendo, assim, o profissional desta área, e, por isso, a cidade foi escolhida para celebrarem o Dia Nacional do Corretor de Imóveis, comemorado no dia 27 de agosto.
Conforme o Presidente dos Corretores do Estado, por se tratar de um município ser uma macro região, mostrando cada vez mais seu crescimento econômico, e o mercado imobiliário vem consolidando seu espaço, o grupo do Creci/RO fez uma solicitação à Prefeitura de uma área urbana para a construção de uma delegacia regional, sub sede do conselho em Ariquemes. A partir do pedido, dentro da forma da lei, o prefeito se prontificou em estudar o projeto desta solicitação.
A profissão de Corretor de Imóveis surgiu no começo do século XX, com a necessidade de ter um intermediador no processo de compra e venda de imóveis no mercado imobiliário, que se tornava cada vez mais forte.
Os corretores de imóveis lutaram por muitos anos para que a sua profissão fosse regularizada no Brasil. O primeiro registro é de 1951, com a proposta de Lei nº 1.185, enviado para a Congresso Nacional, que pedia a regulamentação da profissão e definição legal dos direitos e deveres.
No entanto, apenas em 27 de agosto de 1962, com o Decreto Lei nº 4.116, a profissão foi regulamentada. Assim, nesse dia foi criado o Conselho Federal e os conselhos regionais de Corretores de Imóveis (CRECI's). O Dia do Corretor de Imóveis foi escolhido em memória desta conquista. Porém, a lei foi revogada em 1978, acusada de inconstitucionalidade, sendo substituída pelo Decreto nº 6.530.
Participaram da reunião, o presidente Fernando Casal, Rose Casal, Acácio Campos, delegado do conselho municipal, Claus Agorreta da Imobiliária Casa Nossa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!