A Chapa 2, que disputa a eleição pela presidência do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) alerta que a contratação de um profissional habilitado é a garantia de uma negociação mais segura. Por isso que, sendo eleito o grupo “Renovação Já”, uma de suas primeiras ações será realizar todos os meses no estado uma campanha que tem o intuito de coibir a atuação de contraventores. As ações também terão como objetivo esclarecer a população sobre o direito de exigir a carteira profissional do corretor de imóveis.
A ideia é promover campanhas publicitárias e realizar blitz educativas, com a presença de fiscais do Creci de Rondônia e da Fiscalização de Posturas e Costumes de cada município. Segundo a Lei nº 6.530 de 1978, no Brasil, compete ao corretor de imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis. E, além disso, segundo a mesma legislação, o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis são órgãos de disciplina e fiscalização do exercício da profissão, sendo responsáveis pela expedição de carteiras profissionais e certificados de inscrição para pessoas jurídicas. “Compete ao Creci proteger os profissionais, e combater através da fiscalização os contraventores (pessoas que praticam o exercício ilegal da profissão). Para isso, nós vamos prestar esclarecimentos ao cidadão comum acerca da atuação do corretor de imóveis”, afirma o candidato a vice presidência, Edenir Colatto, que completa ainda, “Essas fiscalizações precisam ser feitas, porque há grande atuação de pessoas não credenciadas se passando por corretor de imóveis. Nós iremos manter diálogo com construtoras no sentido de só aceitar imobiliárias e corretores com credenciamento”.
Para reforçar, o candidato a presidência, João Kennedy, explica que durante o seu exercício a fiscalização do Creci de Rondônia irá agir rigorosamente em cima desses falsos profissionais, tanto na Capital e no interior. “A chapa 2 “Renovação Já” vai colocar o Conselho Regional de Corretores de Imóveis em ação”, finaliza Kennedy.