Situação precária nos presídios será assunto em reunião

Situação precária nos presídios será assunto em reunião

Situação precária nos presídios será assunto em reunião

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Uma importante reunião está marcada para esta quinta-feira (30) no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), quando será tratado

sobre segurança e condições de vida dentro das unidades prisionais, e a respeito de denuncia apontando descumprimento de pacto firmado pelo Estado de Rondônia visando garantir direitos de servidores e apenados, como melhorias das condições de trabalho, adequação e estruturação dos presídios e ampliação do efetivo de servidores.

A reunião foi convocada pelo corregedor-Geral da Justiça, desembargador Daniel Ribeiro Lagos, após relatório encaminhado pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários e Sócio Educadores  (SINGEPERON) ao Tribunal de Justiça Estadual e mais nove órgãos com ações voltadas à defesa dos direitos e da vida humana, além do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e da Comissão Especial do Caso Urso Branco - vinculada à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

O Relatório do SINGEPERON das Condições do Sistema Penitenciário de Rondônia (datado de 15 de abril de 2015) apresentou diversos problemas nas unidades prisionais, como condições insalubres e precárias, ausência de materiais básicos de expediente, falta de equipamentos de segurança, superlotação, inexistência de locais adequados para visitação aos detentos e para alojar temporariamente os servidores, inadequação no número de servidores, ausência de padronização de procedimentos, dentre outros.

As situações relatadas pelo Sindicado levou o Ministério Público de Rondônia (MP/RO), através do Centro de Apoio Operacional de Política Penitenciária e Execução Penal (CAOP PEP), a realizar inspeção nas unidades de Porto Velho, Vilhena, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jarú e  Ariquemes, também constatando diversas irregularidades como a superlotação, carência de atendimento médico e fornecimento de medicamentos aos apenados, carência no fornecimento do “kit higiene”, falta de efetivo de servidores e trabalho em condições precárias, equipamentos de segurança vencidos ou em quantidades insuficientes, entre outros.

 

SITUAÇÃO SE AGRAVA

Uma Ação Civil Pública (nº 0004159-72.2015.8.22.0001) contra o Estado tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Velho/RO, proposta pelo SINGEPERON, que entende que “o sistema prisional de Rondônia, em constatações gerais, não melhorou, pelo contrário, piorou e muito nos últimos anos”, e que “é importante exigir que o Estado cumpra com seu papel e garanta os direitos dos servidores e dos apenados, o que em nenhum caso tem acontecido, apesar das nossas constantes cobranças”.

Na terça-feira (28) a diretoria do SINGEPERON visitou as unidades prisionais da Capital quando ouviram os servidores e observaram que as carências vêm se amplificando com o aumento da população carcerária. “Além da falta de equipamentos de segurança como coletes balísticos, armas, munições, algemas, as condições insalubres dessas unidades têm sido uma verdadeira ameaça à saúde dos servidores e apenados”, disse o presidente da entidade Anderson Pereira, acrescentando: “visitamos celas e compartimentos internos que estão tomados por baratas e há odor de esgoto!”.

Anderson Pereira também ocupa o cargo de diretor da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (FENASPEN). Ele foi convocado para participar da reunião de quinta-feira (30) no TJ/RO, quando deverá ir acompanhado de uma comissão de servidores formada por representantes de cada unidade prisional da Capital.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS