Prefeitura oportuniza qualificação
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Até no final de 2015 estão previstos 48 cursos de capacitação semi-profissional realizada pela Prefeitura de Cacoal através da Secretaria de
Assistência Social (SEMAST). Conforme o cronograma de execução até agora 10 turmas em diversos cursos já foram iniciadas e algumas já concluíram as capacitações, como aconteceu nesta semana, quando dezenas de alunas encerraram o curso de biscuit.
Na SEMAST, no projeto municipal Brincando de Roda - localizado no bairro Mutirão - e em nove bairros, os mais variados tipos de cursos e oficinas acontecem de forma gratuita, com carga horária de 45 horas em média, atendendo um anseio da população na busca por qualificação e profissionalização. Para a dona de casa Eleonice Alves de 55 anos, moradora do bairro Jardim Clodoaldo - que faz parte da turma do curso de crochê iniciado nesta semana - a oportunidade de fazer um curso ela agarrou de primeira. ‘Eu acho que vai até melhorar minha saúde, porque eu distraio’, afirmou. Os cursos iniciaram no inicio do mês de junho e busca a inserção, principalmente dos usuários do programas sociais, no mercado de trabalho. ‘Cada uma sai daqui já podendo comercializar o que aprendeu’ comemorou Eleonice.
Segundo uma das instrutoras Dalva de Oliveira Berg, o curso possibilita aos participantes a complementação da renda e a socialização da comunidade. ‘Geralmente são donas de casa que participam dos nossos cursos, essa é uma ótima oportunidade delas desenvolverem um trabalho sem sair de casa e ajudar nos custos do dia-a-dia’, disse. De acordo com a secretaria de assistência social, Miriam Lacerda, o processo de escolha de quais cursos serão oferecidos obedece a demanda de procura da população. “Nós levamos para a comunidade aquilo que ela quer aprender, mas também nos preocupamos em inserir novidades, dando a oportunidade para todos, de acordo com seu gosto e aptidão, se profissionalizarem”, declarou Miriam, informando que os bairros que apresentam maior risco de vulnerabilidade social, recebem prioridade.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!