Policlínica Rafael Vaz e Silva realiza teste rápido de tuberculose

Policlínica Rafael Vaz e Silva realiza teste rápido de tuberculose

Policlínica Rafael Vaz e Silva realiza teste rápido de tuberculose

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Encontra-se disponível em Porto Velho a realização de teste rápido para diagnosticar a tuberculose, doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões. O exame, que tradicionalmente demoraria em média 48 horas para ficar pronto, agora pode ser feito em alguns minutos por meio de um equipamento recentemente instalado na Policlínica Rafael Vaz e Silva, localizada no bairro Mato Grosso, zona central da capital.

Segundo a coordenadora da Divisão de Agravo de Doenças por Transmissão Respiratória da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Rosimar Cardoso, o paciente pode ter acesso ao exame mediante consulta médica realizada em qualquer unidade de saúde municipal ou da rede privada. Após a recomendação médica, o paciente deve preencher um formulário de primeira amostra e ceder a amostra de escarro em perfeita qualidade (2 ml de escarro) na referida unidade de saúde, que será encaminhada ao laboratório da Policlínica Rafael Vaz e Silva para análise e diagnóstico.

Rosimar afirma que a rede municipal conta com médicos e enfermeiros capacitados para realizar e orientar sobre o teste rápido de tuberculose, mas em caso de dúvidas, o usuário pode recorrer à cartilha de orientação de baciloscopia para teste rápido que é disponibilizada nas unidades de saúde. “Esse teste serve para detectar casos novos, funcionando como uma forma de estimular a detecção precoce da tuberculose, que se tratada a tempo tem grandes chances de ser curada. Entre os principais sinais da doença está a tosse por mais de 3 semanas, por isso, em caso de qualquer suspeita, é importante procurar atendimento médico”, finalizou a coordenadora.

O teste serve para realizar o diagnóstico inicial da doença, que em 2014 chegou a 267 casos novos em Porto Velho. Este ano, até abril, os registros somam 52 registros novos. Os dados são do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA/SEMUSA).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS