Prefeitura articula ações para o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-juvenil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A data de 18 de Maio é nacionalmente intitulada como Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil. A secretária-adjunta de Assistência Social, Elzenir Viana, disse que o município de Porto Velho, ciente da importância desta data, realiza ações articuladas entre a sociedade civil e demais órgãos responsáveis pela defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, por meio da Semas e da rede de enfrentamento.
“Neste ano, a ação articulada será a organização e participação no Seminário 18 de Maio, que ocorrerá no auditório do Rondon Palace Hotel nos dias 18 e 19 de maio, onde será apresentado o Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. Além disso, o CREAS, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos-PAEFI juntamente com os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS realizará palestras nas escolas no período de 25 a 29 de Maio, bem como atividades na Vila Princesa”, disse Maria do Socorro Leite , Chefe de Divisão do PAEFI.
Socorro disse que o objetivo destas ações é cada vez mais sensibilizar a sociedade para que todos se sintam responsável por cada criança e adolescente e não deixem de denunciar os casos de violência ocorridos seja em âmbito infrafamiliar, institucional e demais situações, por meio da ferramenta do disque 100, Conselhos Tutelares, delegacias e outros órgãos do Sistema de Garantias de Direitos.
“Vale ressaltar, que as ações de prevenção da SEMAS ocorrem durante todo ano por meio da execução de seus serviços e utilizando-se de rodas de conversas, grupos, palestras nas escolas, abordagem de rua, tendo como objetivo proporcionar as famílias e as comunidades uma reflexão sobre a importância da proteção integral de crianças e adolescentes contra as violências físicas, psicológicas e principalmente as sexuais”, disse a Chefe do PAEFI.
Por fim, a Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas, oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos-PAEFI que, além de ações preventivas, oferece acompanhamento especializado para crianças e adolescentes, vítimas de violações de Direitos. A Sede do PAEFI fica situada à Rua Geraldo Ferreira, n° 2176, bairro Jardim das Mangueiras, antigo Lar do Bebê.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!