Dia internacional contra o ruído é lembrado em município

Dia internacional contra o ruído é lembrado em Cacoal

Dia internacional contra o ruído é lembrado em município

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Panfletos com mensagens que ressaltam os malefícios a saúde, ao meio ambiente e a qualidade de vida foram distribuídos na região que registra o maior

índice de ruídos da cidade, no centro comercial. A ação alusiva ao dia internacional da conscientização sobre o ruído foi realizada em parceria com acadêmicos da UNESC, FACIMED e UNIR a Secretaria Municipal de Meio Ambiente na manhã desta quarta-feira 29 de abril. “Estamos informando aos comerciantes e aos motoristas, atendendo um oficio do Ministério Público, para realizarmos este trabalho de conscientização com aqueles que utilizam som fixo ou por intermédio de veículos”, explicou o secretário de meio ambiente José Aparecido, informando ainda que as atividades desenvolvidas serão enviadas para a Promotoria de Justiça.

De acordo com o secretário o setor responsável está sendo equipado para que no futuro possa notificar e se necessário autuar aqueles que desrespeitam os níveis propostos por lei. Para o empresário Luiz Carlos é importante esclarecer sobre o nível de decibéis e outras informações para que não haja desacordo com a lei. Segundo a OMS, cerca de 120 milhões de pessoas no mundo têm a audição afetada pelo ruído.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde o ruído é considerado um problema mundial de saúde pública e a segunda causa de poluição que mais afeta o planeta, atrás apenas da poluição do ar. Com isso, vem crescendo a incidência de perdas auditivas causadas pelo ruído, inclusive em crianças e adolescentes. Além disso, o ruído em excesso, acima de 55 dBA, também causa doenças tais como stress, insônia, irritabilidade, pressão alta, problemas cardíacos e nas cordas vocais, interferindo diretamente no funcionamento do organismo e na qualidade de vida.

O Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído foi criado em 1996, nos Estados Unidos, a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS