A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bela Vista, localizada no Bairro Conceição, em Porto Velho, Rondônia, foi furtada pela terceira vez, sendo a última delas na madrugada desta quarta-feira, dia 08/04.
Esta é apenas mais uma das inúmeras ocorrências de arrombamento e furtos nas escolas estaduais que têm causado enormes prejuízos às atividades escolares e ao aprendizado.
A denúncia é feita pelo Sintero, que há muito tempo vem cobrando do governo uma solução para a falta de segurança nas escolas.
O Sintero é contra a terceirização do serviço de vigilância nas escolas por entender que essa modalidade é uma janela para o superfaturamento e o desvio de recursos da educação.
Basta lembrar que o governo paga por cada vigilante terceirizado um valor que seria suficiente para pagar o salário de pelo menos quatro vigias escolares concursados.
Por isso o Sintero defende a realização de concurso público para o preenchimento das vagas de vigias escolares existentes no quadro da Seduc. Antes da terceirização, as escolas possuíam vigias e não se ouvia falar em arrombamentos e roubos nas unidades escolares.
Desta vez os autores do furto levaram da Escola Bela Vista uma lousa digital, computadores, notebook, caixas de som amplificadas, mesa de som e documentos. Os autores do furto arrancaram as câmeras e todos os equipamentos de segurança, e na fuga, deixaram para trás alguns objetos como bonés e uma barra de ferro utilizada para arrombar as portas.
Por conta do furto, a Escola perdeu todo o conteúdo de pesquisas, trabalhos, projetos e todos os dados da administração, e está sem aulas até que o seu funcionamento seja restabelecido.