MPF participa de abertura do Projeto Açaí de Educação Indígena

Professores indígenas são qualificados para atuar na educação nas aldeias

MPF participa de abertura do Projeto Açaí de Educação Indígena

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público Federal (MPF) participou da abertura da terceira edição do Projeto Açaí, realizada ontem, 12 de janeiro, em Presidente Médici. Na abertura estavam presentes o procurador da República Daniel Dalberto, a Secretária Estadual de Educação Fátima Gavioli, representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e 120 alunos indígenas de mais de 30 etnias.

O Projeto Açaí possui recursos federais, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e é executado em Rondônia pelo governo estadual, através da Seduc. O projeto é voltado para a formação de professores de educação infantil e das séries iniciais (1º ao 5 º ano) do ensino fundamental, preservando a diversidade linguística, intercultural e histórica das etnias atendidas.

“O desenvolvimento do país depende de mudança positiva da atual realidade da educação. É nesse sentido que o Projeto Açaí é essencial para a população indígena de Rondônia. O MPF tem feito seu papel de zelar pela correta aplicação do dinheiro público e pelo respeito aos direitos dos povos indígenas”, disse o procurador.

O curso é dividido em oito fases e tem duração de três anos. Segundo a Seduc, em 2014 o Projeto Açaí formou 136 alunos indígenas no ensino médio, que podem atuar como professores de ensino fundamental. Uma das modalidades mais importantes – e obrigatória – do projeto é o aprendizado da língua materna. A importância da disciplina se baseia na preservação do universo sociocultural específico de cada etnia. As aulas são bilíngues e, preferencialmente, ministradas por professores indígenas.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS