Várias apresentações serão realizadas no campus UNIR/Vilhena
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
De quarta até sexta-feira desta semana, o Grupo de Pesquisa e Extensão em Comunicação, Discurso e Gênero na Amazônia Ocidental (HIBISCUS) promove o I Seminário Cidadania, Diversidade e Territorialidades: caminhos teóricos e práticos da diferença, atividade de extensão gratuita, dirigida a toda a comunidade, acadêmica e externa, interessada em temas como empoderamento de mulheres do campo, das populações negras e políticas públicas territoriais e para mulheres. Todas as atividades serão desenvolvidas no campus da UNIR/Vilhena.
À noite, a partir das 19h00, ocorrerá a mesa-redonda Mulheres: ruralidades, diversidades, com a presença das convidadas Profa. Dra. Maria das Graças S. N. S., do Mestrado em Geografia da UNIR de Porto Velho, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero (GEPGENERO); Marciane R. S., trabalhadora em agricultura e Presidenta Associação Renascer, e Larissa C. P. R., graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela UNIR/Vilhena, pesquisadora do HIBISCUS. A mediação será feita pelo Prof. Me. Emerson P., do Departamento de Administração da UNIR/Vilhena e membro do HIBISCUS.
Às 22h00, o Prof. Dr. e ator Celso Fr. G., da UNIR/Vilhena, apresentará uma leitura dramatizada do texto Carta para Além do Muro, do escritor brasileiro Caio Fernando Abreu.
Na tarde da quinta-feira, 4, será exibido e comentado o filme “Panteras Negras”, dirigido por Mario V. P., às 16h00. À noite, a partir das 19h00, será realizada a mesa-redonda História, religiosidade e cultura negra: espaços de resistência, que terá como debatedores a Prof. Me. Manoela A. S. N. da S., do IFMT, e o Prof. Aldamiro R., Presidente do Conselho Municipal Quilombola de Vila Bela da Santíssima Trindade. A mediação será feita pelo Prof. Me. José K. L. S. do Departamento de Administração da UNIR/Vilhena, coordenador da atividade de extensão. Às 22h30, Dj Chico comanda o som, no ritmo do tema africanidades/brasilidades.
Às 16h00 da sexta-feira, 5, será exibido e comentado o filme Corumbiara, dirigido por Vincent C.. A mediação será feita por Sandro M. V., graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UNIR/Vilhena. A partir das 19h00, acontecerá a mesa-redonda Territorialidades e Políticas Públicas: caminhos para a justiça social, com os convidados a Profa. Me. Angela M. S., da SEDUC do Estado do Mato Grosso; o Procurador Federal Daniel A. L., do Ministério Público Federal da Comarca de Vilhena, e Adriane A., vice-coordenadora da comissão para instalação do Território da Cidadania Cone Sul de RO e vice-presidente do STTR – Vilhena e Chupinguaia. A mediação ficará por conta da Profa. Dra. Lilian R. C., líder do HIBISCUS e professora da UNIR/Vilhena.
A partir das 22h30 da sexta-feira, o encerramento cultural será feito pelas bancas locais SubPop e Velho Jack.
Ao longo de todo o evento, estará disponível para apreciação a exposição fotográfica Faces do Quilombo – imagens de remanescentes quilombolas de Pimenteiras do Oeste, de autoria da Andréia M., graduada em comunicação Social-Jornalismo pela UNIR/Vilhena.
O seminário marca o encerramento do projeto de pesquisa Gênero, mídia e políticas públicas: análise crítica do discurso governamental sobre o Programa Territórios da Cidadania e propostas de comunicação para a cidadania para/com as trabalhadoras em agricultura mobilizadas. O projeto foi desenvolvido nos últimos dois anos, sob coordenação da Profa. Dra. Lilian R. C., vinculado ao HIBISCUS, com financiamento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico grupohibiscus@gmail.com ou no local. Mais informações, no e-mail do grupo de pesquisa ou na página: https://www.facebook.com/seminariocidadaniadiversidade
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!