Samu lança projeto para conscientizar crianças a não fazerem trotes

Samu lança projeto para conscientizar crianças a não fazerem trotes

Samu lança projeto para conscientizar crianças a não fazerem trotes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Porto Velho (Samu) lança o projeto 'Samuzinho nas escolas’, no dia 18 de novembro, às 09 horas, para cerca de 350 crianças do Colégio JK I, na Rua José Amador dos Reis. O objetivo é diminuir a quantidade de trotes e explicar às crianças a importância do serviço que é usado para socorrer pessoas doentes e com risco de morte.

Segundo Mara Benedicta Rezende Correia, diretora do Samu e mestre em urgência e emergência, o serviço recebe uma média de 1200 ocorrências por mês e a maior incidência de trotes vem de crianças. "Elas muita das vezes, por não saber a importância, passam trote e acabamos por disponibilizar uma equipe que ao atender a ocorrência descobre que não é nada. E hoje ainda temos escolas com orelhão e o número 192 é conhecido, inclusive das crianças. Além disso, os trotes nos impedem de executar melhor o serviço de atendimento de emergência e emergência", afirma Mara Benedicta.

Mara explica que durante o projeto Samuzinho, as crianças aprendem quando podem ligar para o serviço, identificar sentenças de perigo e passar noções de primeiros socorros. “Este é um projeto-piloto. Em 2015 ele vai entrar para o calendário do município. Vamos ensinar de forma lúdica o que eles podem fazer até a equipe chegar em sua casa”, disse Mara.

A cartilha do Samuzinho foi desenvolvida pelos funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O documento ensina a identificar situações de perigo como: Forte dor no peito; Queimaduras graves; Envenenamento; Acidente de trânsito com vítimas; Desmaios, Convulsões; Quedas, Fraturas, Atropelamento Sangramento, afogamento e Agressão Física.

O evento contará com a presença do prefeito Mauro Nazif, dos secretários municipais de Educação, Francisca das chagas e de Saúde, Domingos Sávio.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS