Cooperativismo de Crédito e Caridade: É possível? – Por Romilton Marinho

Cooperativismo de Crédito e Caridade: É possível? – Por Romilton Marinho

Cooperativismo de Crédito e Caridade: É possível? – Por Romilton Marinho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nos dias 10 a 12 de setembro de 2014 participei como Cooperado da SICOOB PORTOCREDI, de Porto Velho, do 10º CONCRED- Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito  em Manaus-AM, com mais de 1500 participantes com o tema: Integração do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo: O Melhor Caminho.

Vi tanta coisa interessante que resolvi escrever sobre o tema.

Primeiro, entendi que Cooperativa de Crédito não é banco e sim uma instituição financeira cooperativa na qual os usuários são os donos os quais participam dos resultados financeiros, as sobras, com os demais cooperados ao final do ano. Isso movimenta a economia local, o comércio, a produção; além de criar novas oportunidades de emprego e renda.

Já vi de pronto, o alcance social do empreendimento cooperativista. E tudo que é social, tem o meu carinho e simpatia.

Um segundo ponto que me chamou bastante atenção é o caráter de inclusão social que as cooperativas de crédito possuem, já que dão um tratamento especial, pessoal, ao cooperado, por ser este dono do negócio. É gostoso chegar à Cooperativa e ser chamado pelo nome, ser tratado com respeito, com carinho e com pouca e quase nenhuma fila. No sistema financeiro tradicional isso não ocorre. Lá a relação é você e a máquina. Você é mais um.

Um terceiro ponto que vi neste congresso foi o fomento da caridade, da filantropia, como elemento de solidariedade  e cidadania, um dos princípios do Cooperativismo: Fazer para as pessoas! É inclusão social

O SICCOB NORTE (Rondônia) fez uma doação de R$ 1.500,000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) para a construção do HOSPITAL DO CANCER DA AMAZÔNIA? da Fundação Pio XII, em Porto Velho.  Que gesto lindo, solidário, generoso!

Quantas pessoas serão beneficiadas com este gesto cooperativo, cidadão, com o funcionamento e instalação do Hospital do Câncer da Amazônia em Porto Velho; Este empreendimento é uma extensão do Hospital de Câncer de Barretos, que tem como mantenedora a Fundação Pio XII.

Com isto me veio à mente uma questão que acredito e repasso, como uma crença pessoal. A caridade é o caminho da felicidade. Quanto mais você ajuda as pessoas, mais Deus te acolhe e te ajuda e muitas vezes em dobro e até em triplo. Faça um dia esta experiência e verá o resultado. Veja quem é Dizimista nas igrejas. Ninguém tem nada a reclamar. É só bênção.

Por isto, Cooperativismo de Crédito, com este perfil acima, é um desafio, já que te joga para frente, ajuda as pessoas, cria emprego e renda e faz bem ao bolso e ao coração.

E aprendi por ultimo neste Congresso, que temos que possuir a CALCULADORA DO CIDADÃO. Já viu falar sobre isto? Um aplicativo junto ao Banco Central para desenvolver a cidadania. Entre no site do BACEN e baixe a ferramenta. www.bcb.gov.br.

Até um próximo....

ROMILTON MARINHO VIEIRA

Advogado Militante e Cooperado da

PORTOCRED-SICOOB em Porto Velho.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS