Instituição que apoia crianças com câncer recebe doação da DPE-RO
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Lucas Gabriel, 03 anos, será um dos beneficiados com os alimentos não perecíveis entregues ao Nacc (Núcleo de apoio à Criança com Câncer) pela Defensoria Pública em Porto Velho. Os alimentos resultaram do pagamento da inscrição do processo seletivo para estágio na sede da DPE. Foram arrecadados 300 quilos.
A entrega foi feita na sexta-feira,30, pelo defensor público-geral do Estado, Antonio Fontoura Coimbra, e pela equipe organizadora do certamente, sob a coordenação da defensora pública Luiziana Teles. Fontoura afirmou que são instituições como essa que fazem a diferença na sociedade e por isso merecem o apoio da Defensoria Pública.
Lucas Gabriel era a única criança que estava na casa de apoio na hora da entrega dos alimentos – as demais se encontravam na Oncologia do Hospital de Base recebendo tratamento, e só retornariam depois. Gabriel é do município de Buritis. Ele recebeu o diagnóstico de câncer há um mês. Veio para Porto Velho para fazer o tratamento no HB. A mãe, Aline de Oliveira, acompanha o filho.
O Nacc surgiu em 2007, fruto do trabalho voluntário de servidores do Hospital de Base, liderado pelo médico Robson Cardoso, oncologista infantil. Inicialmente, a instituição foi instalada na casa de uma das voluntárias, mas devido à demanda de pacientes, foi preciso acomodar em local específico.
A instituição funciona em uma casa alugada, no Jardim das Mangueiras, mas já tem terreno para construção da sede própria, na avenida Vieira Cahúla, ao lado da Apae. A área foi fruto de doação. A futura sede, de 1.200 m2 de área construída, tem previsão para começar a obra em outubro.
O presidente do Naac, empresário Sidney Matos, afirmou que o prédio terá condições de abrigar 40 pessoas. Serão duas alas – uma masculina e uma feminina. Os quartos são individuais - todos com banheiros. Terá ainda área de lazer e espaço para fisioterapia. O investimento é de R$ 1,5 milhão. Os recursos são provenientes de doações. Não tem convênio com o setor público.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!