Facescola é lançado e deve alcançar 300 mil educadores e alunos

Facescola é lançado e deve alcançar 300 mil educadores e alunos

Facescola é lançado e deve alcançar 300 mil educadores e alunos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O projeto Facescola foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (31) pelo secretário de Estado da Educação, Emerson Castro. Mais de 600 alunos de várias escolas estaduais de Porto Velho lotaram o Anfiteatro da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Rondônia para serem apresentados ao projeto que reúne conteúdos educativos e pedagógicos distribuídos em mais de 400 páginas dentro da rede social Facebook. A previsão é de que mais 300 mil pessoas tenha acesso ao Facescola até o fim do ano.
Jovens das escolas Bela Vista, Flora Calheiros, Carmela Dutra, João Bento da Costa, Major Guapindaia, Daniel Neri e Anísio Teixeira foram recebidos no evento com uma mesa contendo vários notebooks conectados ao Facebook para começarem a participar do projeto.
Um dos estudantes era Liliane Penha, de 14 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio da Flora Calheiros. A adolescente considera que a rede social atualmente ‘serve só para os usuários postarem besteiras’. “Acho que esse projeto [Facescola] vai servir para a gente não ficar só vendo bobagem na internet, e sim, começar a ver conteúdos de educação”, avalia.
Acessando o Facebook diariamente, Pedro Ângelo, aluno do 1º do Ensino Médio da João Bento da Costa, diz que há besteiras na rede social, mas depende do que a pessoa ‘curte’. “Eu ‘curto’ uma página sobre história e já me ajudou muito em provas”, lembra. O jovem acredita que o Facescola será bom para melhorar o aprendizado fora da escola. “Vai salvar a galera que não entende muito bem dentro da sala”, comenta.
“Vai salvar a galera que não entende muito bem dentro da sala” – Pedro Ângelo, aluno da Escola Estadual João Bento da Costa
Assim como Pedro, a aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Bela Vista Fernanda de Lima conta que é uma usuária assídua do Facebook e que quando começou a usar a rede social via muita bobagem sendo compartilhada, mas que atualmente isso tem mudado. “Acho que tem sido mais compartilhado coisas informativas, que tem algum conteúdo, do que antes”, declara.
A estudante pondera que, mesmo sendo um lugar de entretenimento, o Facebook pode ser uma ferramenta para o uso educacional. “Acredito que eu posso aprender mais fora da sala de aula usando o ‘face’. A gente acessa direto e quanto mais conteúdo de educação tiver, mais conteúdo iremos ter fora da escola”, expõe.
O pensamento de Fernanda é confirmado pelo coordenador do projeto, Augusto Branco. Ele explica que o Facescola tem a proposta de levar educação através das mídias sociais para todos os alunos da rede estadual através das mais de 400 páginas dentro da rede, o que representa cada escola estadual de Rondônia. “Dentro destas páginas serão postados vídeo-aulas e conteúdos educativos em textos e fotos, além de terem professores onlines”, esclarece.
Branco afirma que antes do lançamento do projeto mais de 15 mil usuários faziam parte do Facescola e que a meta até o fim do ano é atingir mais de 300 mil pessoas, entre alunos, professores e diretores. “Queremos que o aluno se aproxime cada vez mais da escola mesmo estando fora dela”, ressalta.
O secretário Emerson Castro destaca que este é um momento único na internet em esfera mundial. “É a primeira vez que um governo de Estado trabalha com uma plataforma de rede social voltado para a educação”, garante. Emerson afirma que com o Facescola cresce o número de ferramentas para auxiliar na aprendizagem dos alunos. “Com este novo projeto, os alunos poderão ter acesso a conteúdos educativos pelo celular, tablet, computador, lan house, de onde estiverem”, conclui.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS