A Polícia Federal (PF) e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) fecharam, nesta segunda-feira (10), a Rádio Pirata que se intitulava Cerejeiras FM e que funcionava clandestinamente em diferentes bairros, em Cerejeiras. O dono e responsável da rádio pirata Wilson Aguiar chegou a ser preso e só saiu depões de pagar fiança, preso em flagrante. A Polícia Federal não divulgou os nomes de outros envolvidos.
Esta não é a primeira vez que a emissora ilegal é fechada e o dono, preso. De acordo com a Polícia federal, o proprietário foi indiciado inúmeras vezes e o locutor havia sido detido no ano passado. Por esse motivo, a PF lavrou o flagrante e estipulou fiança. Segundo o delegado, a rádio funcionava há aproximadamente 10 anos e sempre, apesar de já ter sido fechada anteriormente, acabava reabrindo.
“Um dos motivos era por ser arbitrada a fiança como punição. Mas como o valor dos equipamentos à disposição no mercado é muito baixo, e há facilidade em encontrá-los, o dono a reabria sem maiores dificuldades”, revela o delegado.
Segundo informações a rádio pirata já havia sido denunciada outras vezes, o que resultou nessa ação conjunta da Anatel com a Polícia Federal. “São ações como estas, de combate à clandestinidade, que devem ser valorizados a cada dia. Não é justo que as emissoras legalmente outorgadas passem por rigorosos processos de autorização de funcionamento, paguem altíssimos valores cobrados pelo governo federal para podermos informar e entreter a população e emissoras ilegais, sem nenhum comprometimento social fiquem impunes. Ganha a sociedade, que neste momento vê a justiça acontecendo.”
Desta vez os agentes federais surpreenderam mais uma vez e a emissora foi retirada do ar e os equipamentos apreendidos. A emissora sistematicamente mudava de endereço para ludibriar as autoridades e numa destas apreensões, o responsável pela emissora, Wilson Aguiar chegou a ser preso.
Vale lembrar que está previsto para este mês a entrada em funcionamento da Rádio Líder FM, a primeira emissora legalizada de Cerejeiras.