A II Mostra Cultural promovida pela Unidade de Internação Masculina Sentenciados I, reuniu adolescentes, socioeducadores, técnicos, diretores e coordenadores, na quadra de esportes da unidade, nesta terça-feira (1) pela manhã. O evento faz parte do cronograma de atividades desenvolvido pela Coordenadoria de Atendimento ao Adolescente da Secretaria de Justiça (Sejus) e envolve também palestras, cultos e outras atividades educativas e de lazer.
Nessa manhã, as apresentações foram de música, capoeira e Hip Hop. Segundo a secretária de Justiça, Elizete Lima, o governo do Estado se preocupa em ampliar o acesso dos adolescentes a atividades que contribuam para a reinserção e que facilitem o contato deles com a sociedade. Para a secretária, “esse tipo de evento é importantíssimo porque permite a eles entrarem em contato com o mundo lá fora, seja em atividades esportivas, culturais ou educacionais e promover o seu desenvolvimento social e intelectual”.
O professor de música, que também é socioeducador, Cleiton Ramos, fez uma demonstração com uma música gospel de sua própria autoria. O socioeducador ministra as aulas de música na unidade há pouco mais de dois anos. O projeto de “Musicoterapia” foi uma iniciativa do núcleo pedagógico em coautoria com o professor e, segundo ele, tem alcançado resultados positivos, pois muitos adolescentes que saíram continuaram tocando violão em igrejas.
Cleiton tem consciência que parte do seu trabalho como socioeducador consiste em ressocializar os adolescentes para que voltem ao convívio em sociedade, por isso se empenha em projetos para oferecer a eles novas oportunidades. Além de socioeducador e músico, Cleiton também é cabeleireiro e, em breve, ministrará também um curso de corte de cabelo para os adolescentes. “Estou trazendo meu próprio material de trabalho e acredito que o curso de cabeleireiro é até melhor que o de música, pois eles aprenderão uma profissão que poderão exercer com maior facilidade quando voltarem à sociedade”, observou o socioeducador.
“E a capoeira, além de uma arte marcial, é também um esporte que une dança e luta e por isso agrega todos os benefícios dessas modalidades como integração, respeito, parceria, dedicação, disciplina e, principalmente, o equilíbrio entre corpo e mente”, conceitos fundamentais para a socioeducação, conforme explicado pela pedagoga da unidade, Eva Freitas.
Obras
A secretária de Justiça aproveitou a visita para vistoriar as obras de reforma dos blocos A e B da unidade socioeducativa. Nesse momento está sendo realizada a pintura e restará apenas a limpeza do local para entrega da obra. Segundo Elizete, a reforma proporcionou um ambiente mais receptivo e adequado às necessidades e particularidades determinadas pelas políticas de atendimento aos adolescentes.