O Sebrae/RO vem reunindo desde a semana passada, em Porto Velho, representantes de instituições parceiras na legalização e orientação a empresários de micro e pequenas empresas e a empreendedores individuais [MEI]. A proposta é alinhar informações e procedimentos em relação às necessidades de formalização e regularização.
Participam desses encontros com o Sebrae, responsável pela gestão empresarial, instituições como secretarias municipal e estadual de Fazenda, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, além de Corpo de Bombeiros, Receita Federal e INSS.
Carlos Eduardo Sakagami, técnico da área de Orientação Empresarial, explica que a iniciativa de reunir parceiros responsáveis pela legalização empresarial visa garantir informações necessárias para dar ao candidato a empresário, empresário de pequeno negócio e MEI sobre como agir para a formalização ou regularização de seu empreendimento. “Ao sair do Sebrae, ele já sabe a que instituição recorrer para atender a suas necessidades”, explica ele.
Sakagami informa também que o trabalho é fundamental a todos os pequenos negócios, mas especialmente para os microemprendimentos individuais, que saem de uma situação de caixa, gestão, atendimento, estoque etc. toda informal, e, a partir da formalização, necessitam saber onde ir e que documentação apresentar para se legalizar para assegurar seus direitos. “Afinal, ele passa a ter uma empresa, com direitos e obrigações”, conclui o técnico do Sebrae.