Princípios do cooperativismo desenvolvem comunidades no entorno da Hidrelétrica de Jirau

Princípios do cooperativismo desenvolvem comunidades no entorno da Hidrelétrica de Jirau

Princípios do cooperativismo desenvolvem comunidades no entorno da Hidrelétrica de Jirau

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um dos sete princípios do cooperativismo é a educação, a formação e a informação dos membros cooperados de forma que esses possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento de suas cooperativas. As diversas ações e capacitações oferecidas pelos projetos Tempo de Empreender Bananicultor e Tempo de Empreender Abacaxicultor, desenvolvidos pela Construtora Camargo Corrêa, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto Camargo Corrêa em parceria com o Sebrae, têm promovido, de forma efetiva, a ampliação dos conhecimentos e a mudança de comportamento das comunidade atendidas pelos projetos. Paulatinamente, segundo informações dos participantes, esses têm percebido mudanças em suas comunidades e em suas próprias vidas devido às novas informações recebidas por meio das capacitações direcionadas à Cooperativa Agrossustentável de União Bandeirantes (Unicoop) e à Cooperativa dos Produtores Rurais de Taquara, Abunã, Pau D’arco e Penha (Coopertap). Na segunda fase do projeto, 2013 - 2014, serão intensificadas as atividades para assimilação, pelos cooperados, dos demais princípios cooperativistas. A normatização dos procedimentos de funcionamento de bens e equipamentos da cooperativa assim como sobre as competências de seus diretores e associados, são um dos importantes passos em direção ao alcance dessa meta.
Mudança de comportamento - Desde que passaram a participar das reuniões e capacitações oferecidas por Tempo de Empreender nas comunidades de União Bandeirantes e Abunã, zona rural de Porto Velho, agricultores familiares relatam que têm notado em suas comunidades mudanças de comportamento no que diz respeito à forma de se comportar em reuniões, no modo de pensar e de empreender. “Percebemos que ao longo das reuniões os cooperados aprenderam a ouvir e a respeitar a opinião do outro, ainda que ela seja diferente da sua. No comércio de União Bandeirantes quando se diz que se é cooperado da Unicoop é mais fácil obter crédito.”, relatou o produtor José Geraldo de Oliveira.
Nas últimas semanas consultor em associativismo e cooperativismo, João Bosco Peixoto de Almeida, revisou com os cooperados da Unicoop e da Coopertap os estatutos e o regimento interno dessas instituições. Recentemente ele visitou as comunidades e apresentou as portarias de funcionamento, instruções sobre a aplicação das normas de execução de serviços e de procedimentos administrativos internos das cooperativas, elaboradas com seus representantes no início de junho. As portarias normatizam o uso de bens da cooperativa, a fim de que todos possam ter acesso a esses de forma correta, justa e igualitária, assim como destacam as competências dos diretores para que os cooperados possam compreender, mais facilmente, quais são suas obrigações, como cooperados, e as de seus respectivos diretores.
Vantagens - Segundo Bosco os associados têm percebido que há muitas vantagens e em se cooperar. Entre essas o aumento do poder de barganha em compras, acesso a novos mercados, a tecnologias e a fornecedores; diminuição dos custos com logística, entre outros, tornando os agricultores mais competitivos no mercado. O bananicultor Ednaldo Gonçalves Chaves já assimilou essa nova realidade em ser cooperado e conta “Unidos é possível competir com os grandes, pois a comunidade se torna forte, o que é um exemplo para agricultores familiares que ainda não optaram pelo sistema.”.
Parceiros
Tempo de Empreender Abacaxicultor e Bananicultor são uma realização da Construtora Camargo Corrêa, do Instituto Camargo Corrêa, do BNDES, do Sebrae Rondônia, do Sebrae Nacional, em parceria com Emater, Prefeitura de Porto Velho, Organização e Planejamento em Biodiversidade, Universidade Federal de Santa Catarina, Sescoop/OCB-RO, Embrapa, Federação do Comércio, Federação da Agricultura, FCDL, Federação das Indústrias, Facer, Secretaria de Finanças de Rondônia, Sedam, Incra, Ibama, Anvisa, Senar, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Sedes, Semagric, Eletrobras Distribuição Rondônia, Seagri, SPU, Sema, Faperon, Fimca, Portocredi, Agevisa.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS