Reunião com o consulado de Cobija traz esperança a extrativistas do rio Mamu

Reunião com o consulado de Cobija traz esperança a extrativistas do rio Mamu

Reunião com o consulado de Cobija traz esperança a extrativistas do rio Mamu

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A reunião realizada ontem em Extrema com o Consulado Brasileiro de Cobija trouxe mais uma esperança aos extrativistas do Rio Mamu, Departamento de Pando, Bolívia, que agora tem a oportunidade de serem assentados no vizinho Estado do Acre.
A audiência diplomática contou com a participação das seguintes autoridades: do Cônsul Brasileiro de Cobija, Guillermo Esnarriaga Arantes Barbosa; Do representante da OIM/ONU, Wilmar Dubián Lince Bohórquez e do representante da Polícia Federal, Lucilo Jorge Filho.
A maioria dos nacionais brasileiros do Rio Mamu que foram expulsos dos seringais bolivianos de Pando decidiram ser assentados no Estado do Acre, numa área de terra que fica próximo ao município de Capixaba, outros, porém, decidiram esperar pelo assentamento no Estado de Rondônia.
Ficou também definido em reunião que o Professor Marquelino Santana encaminhará ao Consulado de Cobija a lista dos extrativistas que decidiram ir para o Acre, A inscrição será feita hoje (12) na sede do Núcleo de Ensino da Ponta do Abunã em Extrema.
O Cônsul Brasileiro Guillermo Barbosa informou ainda que essas famílias precisam realizar inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal que é um dos requisitos exigidos junto ao INCRA para efetivação do assentamento em Território Nacional Brasileiro.
Foram vários os depoimentos de humilhação relatados por brasileiros que foram até ameaçados de morte na Bolívia por campesinos fortemente armados no Departamento de Pando.
“Morei minha vida inteira no Seringal Cachoeirinha no Rio Mamu, fui expulso de lá, eles tomaram tudo que eu tinha, me botaram para dormir num galinheiro, e agora não vou perder a oportunidade de ter um pedaço de terra para descansar em paz no meu país”, disse o seringueiro Luis Piedade.
Finalmente o Brasil parece ter dado um passo importante no processo de repatriação dos nacionais brasileiros do Rio Mamu, enquanto isso, os extrativistas precisam continuar firmes e concentrados numa postura vigilante que atente para a realização deste velho sonho: o da terra prometida.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS