Conferência Municipal do Meio Ambiente acontece dia 24
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Rondônia – Unidos Pela Vida será a responsável pela organização da 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente – Tema: Resíduos Sólidos - Exercício 2013, que será realizada pela Prefeitura de Porto Velho no período de 24 a 26 de julho, no Teatro Banzeiros. A entidade foi a escolhidA entre as instituições que atenderam o Edital de Chamada Pública lançado pela na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e apresentaram projetos para a realização da conferência.
O secretário da Sema, Edjales Brito, lembrou que esta é a primeira vez no país que uma entidade de catadores irá organizar uma conferência para tratar sobre resíduos sólidos. “É um fato inédito no Brasil que coloca Porto Velho na vanguarda das causas ambientais. Com a escolha da entidade vencedora, a próxima etapa agora será assinar o convênio com a Unidos pela Vida para que ela possa iniciar o trabalho para a realização do evento”, adiantou o secretário.
A conferência será realizada com o objetivo de fomentar alianças que visem a preservação e conservação do meio ambiente, da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável, além de implantar práticas que possam garantir sustentabilidade consciente e também aproximar o Poder Público destas estratégias e entidades.
Sobre a Chamada Pública, o secretário Edjales Brito adiantou que a novidade foi implantada pela prefeitura como forma de incentivar, valorizar e dar visibilidade as práticas que contribuam para a promoção e garantia da sustentabilidade consciente, mediante a seleção de projetos para realização da Conferência. Os R$ 58 mil para a execução do projeto serão financiados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA).
Os projetos habilitados foram encaminhados à Comissão de Seleção de Projetos que procedeu à avaliação de acordo com os seguintes critérios: realização de conferências de caráter sócio participativo; afinidade temática (composição da Instituição com membros com atividade profissional afins à temática da conferência); potencial de execução (capacidade técnica – realização de eventos e projeto técnicos na área de resíduos sólidos); e organização de eventos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!