Sebrae Rondônia visita projeto Tempo de Empreender Bananicultor

Sebrae Rondônia visita projeto Tempo de Empreender Bananicultor

Sebrae Rondônia visita  projeto Tempo de Empreender Bananicultor

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O bom conhecimento de qualquer assunto pelo qual se é responsável é a garantia das boas tomadas de decisão. A partir desse princípio o Conselho Deliberativo do Sebrae-RO decidiu desenvolver uma política na qual conhecerá in loco alguns projetos executados pelo Sebrae. O primeiro da série de cinco projetos a serem visitados em 2013 recebeu a visita dos conselheiros nessa última sexta-feira, 21 de junho, foi Tempo de Empreender Bananicultor. Ele é desenvolvido, há dois anos, pela Construtora Camargo Corrêa, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto Camargo Corrêa (ICC) em parceria com o Sebrae.
Atribuições do Sebrae - Por meio de parcerias com os setores público e privado, o Sebrae promove programas de capacitação, estímulo ao associativismo, desenvolvimento territorial e acesso a mercados. Ele trabalha pela redução da carga tributária e da burocracia para facilitar a abertura de mercados e a ampliação de acesso ao crédito, à tecnologia e à inovação das micro e pequenas empresas (MPEs). Para cumprir sua missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia, o Sebrae apoia e desenvolve projetos que disseminam informação, produzem e difundem conhecimento, criam oportunidades para os segmentos produtivos de pequeno porte e contribuem para tornar as MPEs mais bem preparadas para atuar no mundo globalizado.
Tempo de Empreender Bananicultor é um dos projetos de fomento ao empreendedorismo desenvolvido em Rondônia e tem seus recursos oriundos da Construtora Camargo Corrêa, do BNDES, do ICC, do Sebrae e outros parceiros. Desde 2010 comunidades de agricultores familiares no entorno da Hidrelétrica (UHE) Jirau têm recebido investimentos em capacitações e em infraestrutura a fim de que possam aumentar seu trabalho e renda e alcançar a melhoria de sua qualidade de vida.
Segundo Geraldo Pereira Sete, presidente da Cooperativa Agrossustentável de União Bandeirantes (Unicoop), criada durante a execução do projeto, desde o início das ações os cooperados acreditaram em Tempo de Empreender devido à formação continuada que recebem em diversas áreas, como a de produção primária, cooperativismo, boas práticas, gestão da propriedade rural, entre outras, além da construção da infraestrutura para a produção de mudas, com a implantação de um viveiro-escola, o armazenamento, a logística e a comercialização da produção. “O agricultor familiar sempre tem dificuldades em colocar o seu produto no mercado porque o que sabe fazer de melhor é produzir. Comercializar é sempre uma deficiência que todos nós temos. Por meio do fortalecimento da Unicoop com os conhecimentos recebidos nas capacitações, assim como a implantação da infraestrutura física estamos aprendendo a caminhar, de forma profissional, com as próprias pernas.”, declarou Geraldo.
João Machado Neto, um dos coordenadores do projeto, disse que um estudo de mercado realizado para Tempo de Empreender Bananicultor, identificou mercados consumidores potenciais para a banana produzida em União Bandeirantes em Rondônia, no Acre, em Mato Grosso e no Amazonas (Manaus). No entanto, para a segunda fase do projeto, que se iniciou em maio de 2013, um dos desafios é obtenção de capital de giro para a manutenção dos custos fixos da cooperativa.
Organização e sucesso - Bem impressionado com a organização dos cooperados e com o nível técnico de esclarecimento do presidente da cooperativa, Enrique Pacheco, representante da Federação Estadual das Entidades das Micro e Pequenas Indústrias do Estado De Rondônia (Feempi), membro do conselho deliberativo, quis saber mais detalhes sobre o funcionamento da Unicoop e declarou “Também represento o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) em Rondônia e espero podermos ser parceiros nesse desafio econômico. Precisamos somar nossas forças. É sempre bom ter em mente que juntos somos fortes.”.
O técnico da Emater, Dilmar Reis, ressaltou que é impressionante, no dia a dia, presenciar como o grupo atendido pelo projeto é coeso e que em virtude dessa união a Emater, como parceira do projeto, tem se empenhado ao máximo, na obtenção de bons resultados, no repasse de informações e orientações a respeito da produção primária.
A presidenta do Conselho Deliberativo, Joana Joanora, disse que a preocupação em visitar os projetos se dá pelo fato da necessidade da instituição precisar conhecer a fundo as necessidades dos empreendedores de Rondônia e afirmou “A visita foi muito gratificante, pois saímos do viveiro-escola da cooperativa confiantes de que as sementes do fomento ao empreendedorismo plantadas por meio das ações do projeto são a garantia do sucesso e da melhoria da qualidade de vida desses agricultores familiares.”
O gerente de recursos humanos da Camargo Corrêa, Walmir Luis Picolotto, também demonstra satisfação com os resultados dos investimentos desse projeto de sucesso. Segundo ele “a organização e o interesse dos cooperados em atingir os objetivos propostos e, acima de tudo, ver os resultados sendo alcançados nos fazem persistir e acreditar ainda mais nos investimentos sociais”.
Parceiros
Tempo de Empreender Bananicultor é uma realização da Construtora Camargo Corrêa, do Instituto Camargo Corrêa, do BNDES, do Sebrae Rondônia, do Sebrae Nacional, em parceria com Emater, Prefeitura de Porto Velho, Organização e Planejamento em Biodiversidade, Universidade Federal de Santa Catarina, Sescoop/OCB-RO, Embrapa, Federação do Comércio, Federação da Agricultura, FCDL, Federação das Indústrias, Facer, Secretaria de Finanças de Rondônia, Sedam, Incra, Ibama, Anvisa, Senar, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Sedes, Semagric, Eletrobras Distribuição Rondônia, Seagri, SPU, Sema, Faperon, Fimca, Portocredi, Agevisa.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS