Grevistas do sistema penitenciário e socioeducativo chamam governador e secretários de humoristas

Grevistas do sistema penitenciário e socioeducativo chamam governador e secretários de humoristas

Grevistas do sistema penitenciário e socioeducativo chamam governador e secretários de humoristas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Por unanimidade, os servidores do sistema penitenciário e socioeducativo de Rondônia rechaçaram a proposta do Governo para colocar fim à greve da categoria que completou 41 dias na segunda-feira (10). A deliberação ocorreu em assembleia no Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioeducadores, Técnicos Penitenciários e Agentes Administrativos Penitenciários de Rondônia (Singeperon), que reuniu cerca de 300 filiados do interior e da Capital.
Nas redes sociais da internet, os grevistas de todo o estado demonstraram frustração e vergonha, chamando a proposta de piada, imoral e indecorosa. Alguns afirmaram que o governador Confúcio Moura e seus secretários eram verdadeiros comediantes.
“Não temos uma Menp, temos um Cirque du Soleil”, satirizou o servidor Maciel da Silva em comentário na rede social, referindo à Mesa Estadual de Negociação Permanente.
Em comentário em rede social, o agente penitenciário de Cerejeiras, Eguinaldo Lanes, sugeriu que os secretários integrantes da Menp deveriam trabalhar como humoristas do Programa A Praça é Nossa ou no Pânico na TV.
Não é por menos, pois na proposta entregue o Governo propõe a incorporação dos auxílios nos vencimentos somente em abril de 2015, ou seja, depois do mandato de Confúcio. Prevê, ainda, a revisão salarial de 5,87%, referente a 2013, com pagamento em junho/2014, e de 6%, referente a 2014, divididos nos meses de outubro e novembro/2014 e janeiro/2015. Além disso, sugere o retorno da escala de serviços de 24 x 96h em Porto Velho e a implantação de 50 casos referentes ao adicional de insalubridade, a partir de agosto/2013.
“O Governador se contradiz. Antes não tinha dinheiro para nada e agora quer dar aumento para todos os servidores em período eleitoral?”, questiona o presidente do Singeperon, Anderson Pereira. “Ainda mais, ele quer que o sindicato se comprometa a não fazer greve em 2013 e 2014, o que significa que quer fazer a campanha dele em paz. Vai fazer a campanha em greve!”, enfatizou.
Logo em seguida, o líder sindical convocou os grevistas para concentração nesta terça-feira (11), a partir das 8h, para grande manifestação em frente à Procuradoria Geral do Estado, em protesto à atuação do órgão contra os servidores públicos de Rondônia e descumprimento do acordo judicial de setembro de 2012, no qual a Procuradora-Geral garantiu formalmente que o Estado não se defenderia em ações que buscassem o cumprimento do acordo.
 
Agentes penitenciários entrevistados no final da assembleia garantem que a proposta foi pensada politicamente para “enrolar”, mas entendem que houve um avanço somente no sentido de mencionar a incorporação das gratificações ao vencimento, pois esse é o principal pleito das categorias e as propostas anteriores não trataram o assunto.
A assembleia contou com diversos filiados de Guajará-Mirim, Ariquemes, Cacoal, Ouro Preto d'Oeste, Ji-Paraná, Buritis, Presidente Médici, Machadinho d'Oeste, Rolim de Moura, Nova Brasilândia d'Oeste, São Miguel do Guaporé, São Francisco d'Oeste, Costa Marques, Espigão d'Oeste, Pimenta Bueno, Cerejeiras, Alvorada d'Oeste e Santa Luzia d’Oeste.
Na ocasião, o assessor jurídico do Singeperon, Gabriel Tomasete, fez a leitura de diversos documentos e decisões judiciais, esclareceu dúvidas e realizou orientações jurídicas para que o movimento grevista continue mantendo a linha legal, especialmente a manutenção de 70% do efetivo trabalhando nas unidades que não estão sob intervenção militar integral, em cumprimento à liminar da Justiça. Tomasete comunicou à categoria que o Singeperon aguarda manifestação formal do Governo quanto à normatização da intervenção militar, dentre outros questionamentos feitos em notificações extrajudiciais recentes.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS