Os segredos do marketing - Por Prof. Me. Cristiano

Os segredos do marketing - Por Prof. Me. Cristiano

Os segredos do marketing - Por Prof. Me. Cristiano

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Como se sabe, o marketing recebe influências das mais diversas ciências e, como não poderia deixar de ser, a neurociência tem dado sua parcela de contribuição. A empresa NeuroFocus, do neurocientista Pradeep, tem desenvolvido pesquisas neurológicas às empresas de consumo apontando descobertas fantásticas.
Inicialmente, deve-se considerar que o cérebro humano foi projetado para prestar atenção a rostos - os humanos leem os rostos para extrair dados. Desta forma, quando se trata de grandes telas (tipo televisão e telões de estádios) o resultado será melhor, pois nas pequenas telas (principalmente o celular) detalhes da expressão facial são perdidos.
Observa-se que nas telas maiores as mensagens com apelo emocional tem melhor desempenho. Já as mensagens com base nos fatos possuem melhor resposta nas telas menores e, diante disto, há a necessidade de se preparar cada vez mais para este formato, pois é a plataforma cujo consumo mais cresce atualmente. Basta observar pesquisas recentes onde se vê que nos momentos de espera (trânsito, filas, consultórios etc) a navegação na internet tem sido muito recorrente.
Pradeep aposta, ainda, que a atenção é maior nas pequenas plataformas (celulares), apesar de a TV ter maior envolvimento emocional e os desktops ou notebooks terem maior envolvimento quando se recorre às imagens em alta velocidade.
Quanto à retenção de memória, o pesquisador/empresário aponta melhor resultado nas plataformas móveis celulares e palms e também nos desktops e notebooks devido à necessidade de se concentrar mais na tela menor, sendo que o fator novidade é o mais nas plataformas de pequenas telas.
Agora, quando se trata de intenção de compra, as pesquisas neurais indicam os celulares e TV com maior motivação, pois o foco das pessoas está no vídeo sem quaisquer elementos que desviem a atenção.
Para as mídias sociais, as dicas do pesquisador para atrair a atenção são as seguintes:
- Empregar palavras de ação, pois o cérebro dá maior importância;
- Utilizar quebra-cabeças rápidos e simples, pois atraem o cérebro;
- Fazer perguntas, é envolvente, principalmente ao se valer de questões da comunidade. O público feminino responde melhor; e
- Perguntas que exijam respostas curtas nos casos de público masculino.
Agora, se mesmo com estas dicas o seu público fugir da sua empresa, talvez seja melhor rever a sua própria empresa. O problema não serão as estratégias de comunicação e marketing, poderá ser a sua estrutura, seu produto e serviço...
Prof. Me. Cristiano Borges Rodrigues é palestrante, consultor em gestão estratégica, comercial e autor do Livro de Mão da Redação Publicitária (2011) e Planejamento de Campanha Publicitária (2010).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS