O vereador Léo Moraes (PTB) se reuniu com o prefeito Mauro Nazif (PSB) para discutir o seu anteprojeto que sugere a criação da Guarda Municipal de Porto Velho.
Durante a audiência, o chefe do Executivo conheceu detalhadamente a propositura do parlamentar que desde a campanha eleitoral é defensor da corporação, cujo principal objetivo é a garantia da segurança do patrimônio público e da comunidade.
Após a explanação do petebista , Mauro Nazif demonstrou interesse em atender o seu pleito. “É um proposta importante e vamos analisar com muita atenção”, declarou Mauro durante a reunião na qual discutiram detalhadamente a propositura.
Para Léo Moraes, a insegurança em Porto Velho, tornou – se mais preocupante com o aumento desordenado da capital rondoniense devido às obras das hidrelétricas de Santo Antônio e Jiral, ambas no Rio Madeira.
“Sabemos que o crescimento vertiginoso da população em qualquer localidade, tende a aumentar o número de moradores em áreas afastadas das regiões centralizadas, e com isso significativa parcela dos migrantes ocupam bairros com pouca o quase nenhuma infra estrutura”, saliento o líder do PTB na Câmara Municipal.
Ele citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que em 2010 já apontavam uma estatística de 428.527 habitantes em Porto Velho. “Com os grandes empreendimentos em nosso município com certeza houve uma considerável migração”, frisou o parlamentar para quem a Guarda Municipal se constituiu numa importante estratégia para a melhoria da qualidade de vida da coletividade.
De acordo com a lei que cria a Guarda Municipal, a mesma é subordinada ao Gabinete do Prefeito. O Poder Executivo fica autorizado a celebrar convênios como o governo estadual e federal. Entre as suas áreas de atuação, destacam – se: segurança em logradouros públicos inclusive escolas e eventos; ações de combate a violência e campanhas de trânsito.